Turismo & Lazer Portos nacionais receberam 1,3 milhões de turistas de cruzeiros em 2015

Portos nacionais receberam 1,3 milhões de turistas de cruzeiros em 2015

O Funchal foi o porto por onde passaram mais passageiros de cruzeiros no ano passado, mas todos os destinos contribuíram para o crescimento de 15%.
Portos nacionais receberam 1,3 milhões de turistas de cruzeiros em 2015
Bloomberg
Negócios 18 de março de 2016 às 17:17

Pelos portos nacionais passaram 1.328.320 passageiros de cruzeiro em 2015, revela a Associação dos Portos de Portugal (APP), adiantando tratar-se de "o maior número de sempre".


Segundo refere num comunicado onde anuncia a participação da Portos de Portugal na maior feira de cruzeiros do mundo esta sexta-feira, a APP adianta que no ano passado o número de turistas que visitaram Portugal por navio de cruzeiro cresceu 15% face a 2014, ano em que passaram pelos portos nacionais 1.153.417 pessoas.

Segundo sublinha, para este aumento contribuíram todos os destinos, como seja Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Cascais, Lisboa, Portimão, Porto Santo, Açores e Funchal, "tendo este último porto liderado a nível nacional com um total 578.492 passageiros".

À semelhança do ocorrido nos passageiros, diz ainda associação, verificou-se também um crescimento de 11% do número total de escalas de navios de cruzeiro, e o maior número de sempre - 893 contra as 807 contabilizadas em 2014. O porto do Funchal, com 308, foi o que registou o maior número de escalas, adianta a APP.


"Para 2016, e caso as previsões se confirmem, a actividade de cruzeiros nos portos nacionais registará novos recordes, com crescimentos quer ao nível dos passageiros quer em termos de escalas", afirma.


A APP avança que os portos dos Açores, de Leixões, de Lisboa, da Madeira, de Portimão e de Setúbal estiveram presentes na Seatrade Cruise Global, a maior feira de cruzeiros a nível internacional, que decorreu entre 14 e 17 de Março em Fort Lauderdale, na Flórida.


Esta foi a primeira vez que o porto de Setúbal integrou o stand de Portugal neste evento, estando esta infra-estrutura "actualmente a trabalhar na preparação da oferta portuária e turística para muito em breve receber os primeiros navios", adianta a APP.


No evento, que reuniu companhias de cruzeiros, destinos, estaleiros e empresas fornecedoras dos mais diversos equipamentos e serviços, estiveram cerca de 800 expositores de 93 países, e mais 11 mil visitantes profissionais.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI