Turismo & Lazer Portugal entre os países europeus com “crescimento notável” no turismo

Portugal entre os países europeus com “crescimento notável” no turismo

Comissão Europeia destaca que a “boa época turística relança a economia europeia e traz postos de trabalho muito necessários”. Portugal esteve em evidência, com um crescimento de 8%.
Portugal entre os países europeus com “crescimento notável” no turismo
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 27 de setembro de 2013 às 13:31

Portugal foi um dos países da União Europeia onde o turismo, nos primeiros sete meses do ano, apresentou um “crescimento notável”, realça a Comissão Europeia numa nota de imprensa onde analisa o comportamento deste sector.

 

Bruxelas destaca que entre os países mediterrânicos, a Espanha destacou-se com 34 milhões de turistas internacionais entre Janeiro e Julho, o que traduz um crescimento de 4%.

 

O país do euro em maiores dificuldades financeiras, a Grécia, também esteve em destaque, com um aumento de 9,2% para 7 milhões de turistas. “Malta (+10%) e Portugal (+8%) também comunicaram um crescimento notável”, salienta a Comissão Europeia.

 

O sector do turismo foi um dos responsáveis pela recuperação da economia portuguesa no segundo trimestre, altura em que o PIB cresceu 1,1% face aos três meses anteriores.

 

“Apesar da crise económica, a Europa continua a ser um dos destinos mais procurados. As entradas de turistas internacionais na Europa aumentaram 5% durante o primeiro semestre de 2013, com os melhores resultados a registarem-se na Europa Central e Oriental (+9%) e na Europa Meridional e Mediterrânica (+6%)”, refere a Comissão Europeia.

 

Bruxelas acrescenta que “dezenas de milhares de empregos estão actualmente disponíveis no sector do turismo em toda a Europa, o que poderá dar alguma ajuda aos mais de 26 milhões de europeus que se encontram no desemprego”.

 

A Comissão Europeia criou o EURES, o primeiro portal de emprego pan-europeu, com muitos postos de trabalho disponíveis actualmente no sector do turismo, a fim de promover o emprego e a mobilidade no turismo. 

 

"Hoje celebramos o Dia Mundial do Turismo. Nesta ocasião, é com prazer que tenho bons resultados para apresentar para a primeira parte da época turística deste ano — especialmente porque surgem num momento em que a maioria dos países da UE se depara com um desemprego elevado e com dificuldades económicas", diz o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, Comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI