Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses viajaram mais no primeiro trimestre

Os residentes em Portugal realizaram 3,7 milhões de deslocações turísticas nos primeiros três meses do ano. Este valor representa um crescimento de 0,8% face ao primeiro trimestre do ano passado e um aumento de 5,3% face ao quarto trimestre de 2015.

Pedro Zenkl/Correio da Manhã
Negócios 26 de Julho de 2016 às 12:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

De Janeiro a Março, os residentes em Portugal viajaram mais que no período homólogo. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta terça-feira, 26 de Julho, no primeiro trimestre deste ano os residentes em Portugal realizaram 3,7 milhões de deslocações turísticas, o que representa um crescimento de 0,8% relativamente ao primeiro trimestre do ano passado.

Em relação ao último trimestre de 2015, este número de deslocações representa um crescimento de 5,3%.


Das 3,7 milhões de deslocações, 16,6% de longa duração – mais de 4 noites. "A principal motivação para viajar foi a ‘visita a familiares ou amigos’, justificando a ocorrência de 1,9 milhões de viagens (51,2% do total). Por ‘lazer, recreio ou férias’ realizaram-se 1,2 milhões de viagens (33,0%) e por motivos ‘profissionais ou de negócios’ 408,7 mil (11,0%)" pode ler-se no comunicado do INE.


Os dados do gabinete de estatística indicam ainda que o segmento do "alojamento particular gratuito" voltou a ter expressão e agregou 72,9% das dormidas, mais 7 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano passado. "Os 'hotéis e similares’ foram a escolha para 23,3% das dormidas realizadas no trimestre (-3,2 p.p.)".


Nos primeiros três meses do ano, 16,3% da população residente em Portugal "fez pelo menos uma deslocação turística" um crescimento de 1,4 pontos percentuais. "Tal como em anos anteriores, Março foi o mês em que mais residentes viajaram: 11,2% (9,2% em Março de 2015)".

Ver comentários
Saber mais Portugal Instituto Nacional de Estatística deslocações turisticas
Mais lidas
Outras Notícias