Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Thomas Cook volta aos lucros depois de ter estado à beira da falência

A mais antiga operadora turística do mundo apresentou um aumento de 4,9% nas receitas e os lucros, antes de juros e impostos, ascenderam a um milhão de libras no terceiro trimestre fiscal.

Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 02 de Agosto de 2013 às 17:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Perto da falência há dois anos, a Thomas Cook conseguiu voltar aos lucros e reduzir substancialmente a dívida líquida, para menos de 500 milhões de libras (572,2 milhões de euros).

 

Neste terceiro trimestre fiscal (Abril a Junho), a mais antiga operadora turística do mundo apresentou um lucro, antes de juros e impostos, de cerca de um milhão de libras. No mesmo período do último ano, a Thomas Cook apresentou um prejuízo de 45 milhões de libras. Já as receitas aumentaram 4,9% para 2,35 mil milhões de libras.

 

Mas o regresso aos lucros teve custos: a agência teve de dispensar 2.500 funcionários e encerrar cerca de 196 balcões só este ano. Perante estes resultados e com um plano de recuperação a três anos, os analistas apontam que o grupo “está no bom caminho” e “continua a mostrar sinais de recuperação”.

 

A CEO da agência, Harriet Grren, garante que não vai haver mais encerramentos, mas sobre a manutenção dos postos de trabalho existentes, Green diz que não pode dar certezas, mas que a empresa vai no bom caminho. “A Thomas Cook está mais forte, reafirmamo-nos, e já não enfrentamos uma dívida extremamente elevada”, afirmou a CEO, refere o jornal “The Guardian”.

 

A dívida líquida, que há um ano se fixava em 1,1 mil milhões de libras é agora de 452 milhões e o fluxo de caixa livre ascende a 118 milhões. No último mês, o grupo completou uma reestruturação de capital no valor de 1,6 mil milhões de dólares.

 

Na apresentação dos resultados, a agência comunicou ainda que vendeu 85% dos pacotes de viagens para este Verão, valor que compara com os 76% do Verão de 2012.

 

Apesar de ter regressado aos lucros, a Thomas Cook encerrou a última sessão desta semana com um ganho ligeiro de 0,63% para 160,70 pence.

Ver comentários
Saber mais Thomas Cook resultados lucro falência Harriet Green
Outras Notícias