Notícia
Turistas pagam mais um euro para dormir em hotéis de Aveiro a partir de hoje
A partir de hoje dormir nos hotéis em Aveiro vai custar mais um euro do que habitualmente, devido à taxa turística criada pela câmara (de liderança PSD/CDS-PP) para ajudar a pagar os encargos com o espaço público.
A taxa turística deveria ter entrado em vigor em agosto passado, mas foi suspensa pela autarquia liderada por Élio Maia a pedido da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que pedia mais tempo para resolver alguns problemas relacionados com a sua aplicação.
A cobrança da nova taxa, que prevê o pagamento de até um euro por cada noite de estadia em unidades de alojamento do concelho, tem sido fortemente contestada pelo sector turístico.
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que representa a maior parte dos hoteleiros do concelho, já anunciou que vai avançar com uma providência cautelar para impedir a aplicação da taxa, de acordo com a vontade dos associados.
A direção da AHP alega que a taxa "é inconstitucional" e defende que a sua aplicação "só irá prejudicar o turismo da região e de Portugal".
A Confederação do Turismo Português (CTP) também já solicitou uma reunião com a câmara e a assembleia municipal, com carácter de urgência, para discutir esta matéria, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.
A CTP lamenta que a autarquia ignore os apelos dos empresários e das associações do sector e decida avançar com uma medida que, segundo este organismo, "não só irá prejudicar as empresas turísticas nacionais como não trará os benefícios para a autarquia que esta supostamente antecipa".
A câmara prevê arrecadar este ano 200.000 euros com a taxa turística, que abrange hotéis, parques de campismo e caravanismo, alojamento local e casas de campo, turismo de habitação e agro-turismo.
Os valores a pagar pelos turistas variam consoante a tipologia do alojamento e vão desde 0,35 euros por quarto e por dormida, no caso de se tratar de estabelecimentos de alojamento local, até um euro, para os hotéis.
Este valor será cobrado pelos estabelecimentos e deve ser incluído na factura referente à estadia a apresentar ao cliente.
Estão previstas isenções para os clientes mais assíduos. Quem passar mais de quatro noites num hotel em Aveiro pagará apenas a taxa referente a três noites e quem se deslocar várias vezes no ano a Aveiro pagará um máximo de 30 noites por ano.