Turismo & Lazer Um terço dos portugueses viajou nos meses de Verão

Um terço dos portugueses viajou nos meses de Verão

O volume das deslocações subiu 16,2% entre Julho e Setembro, com as viagens em território nacional a evoluir 14,9%. Embora o alojamento particular gratuito predomine, os viajantes estão a optar mais por ficar em hotéis.
Um terço dos portugueses viajou nos meses de Verão
Bloomberg
Ana Serafim 01 de fevereiro de 2016 às 12:04

Mais de 33% dos residentes em Portugal fizeram pelo menos uma viagem turística no terceiro trimestre de 2015.

Correspondendo à época alta, nos meses de Julho, Agosto e Setembro registaram-se 6,96 milhões de deslocações turísticas, mais 16,2% do que no mesmo período de 2014, conforme dados divulgados esta segunda-feira, 1 de Fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística.

As viagens em território nacional subiram 14,9%, para os 6,3 milhões. E as idas ao estrangeiro evoluíram 1,1 pontos percentuais (p.p.), para 673 mil, equivalendo a 9,7% do total.

"As viagens de avião representaram 7,9% do total e registaram uma subida de 1,1 p.p. na sua representatividade, incremento relacionado com o aumento das deslocações para o estrangeiro. O automóvel continuou a ser o meio de transporte mais expressivo, concentrando 84,4% das deslocações realizadas", detalha o INE.

A categoria "lazer, recreio ou férias" foi a principal motivação das deslocações, com 58,6%. Seguiram-se as visitas a familiares e amigos (33,8%).


O alojamento particular gratuito foi a opção maioritária entre os portugueses, abrangendo 59,4% das dormidas (face a 65,7% no homólogo), enquanto aos hotéis e similares corresponderam a 22,4% das estadias (que compara com 17,5% no mesmo período de 2014).

Ainda assim, o INE destaca que, apesar de predominante, o alojamento particular gratuito "continuou a perder expressão (menos 6,3 p.p.) tal como nos trimestres anteriores". Já os hotéis e similares "reforçaram a sua representatividade e foram escolha para 22,4% das dormidas (mais 4,9 p.p.)".


Os dados revelados esta segunda-feira indicam ainda que 16,6% das viagens realizadas – sobretudo para o estrangeiro - foram organizadas com recurso à internet. Outros 7,1% foram através de agência de viagens ou operadores turísticos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI