Turismo & Lazer Wanup: novo clube prepara rede de 150 hotéis em Portugal

Wanup: novo clube prepara rede de 150 hotéis em Portugal

Não é preciso pagar para aderir a este novo clube de fidelização hoteleira. Os hoteleiros pagam uma comissão sobre a reserva. Parte desse valor regressa aos hóspedes, para gastar em novas viagens. Uma nova ideia de “economia partilhada” vinda de Barcelona.
Wanup: novo clube prepara rede de 150 hotéis em Portugal
Miguel Baltazar/Negócios
Wilson Ledo 02 de março de 2017 às 19:49

Há um novo clube de fidelização hoteleira a funcionar em Portugal. A Wanup lançou-se no país esta quinta-feira, 2 de Março, e tem uma meta traçada: angariar 150 hotéis até ao final do ano.

Em menos de dois meses já conseguiram integrar 30 unidades portuguesas na plataforma. "Eu próprio fiquei surpreendido com o sucesso", reconhece Nuno Magalhães, responsável pela expansão nacional. O Monte Santo Resort, o 1908 Lisboa, o Évora Hotel, o Pé no Monte ou o Fishtail Sea House são alguns dos portugueses que já aderiram.

Na prática, nem os viajantes nem os hotéis têm de pagar para aderir à Wanup. "Não há qualquer tipo de contribuição mensal ou anual", assegura. Em cada reserva conseguida através da plataforma, os hotéis têm de pagar uma comissão, em média, de 7%.

A referida comissão inclui uma fatia que é devolvida aos hóspedes, para que possam descontar na reserva seguinte que fizerem na plataforma, seja no mesmo ou em outro hotel da rede. "Conseguimos que os hotéis trabalhem em equipa", rumo ao objectivo da economia partilhada, explica Jorge Rodergas, responsável de marketing e operações.

O foco está nos hotéis independentes e nas cadeias de média dimensão. O alojamento local também pode entrar. O único filtro é a "qualidade", o que torna a Wanup "diferente das outras plataformas onde cabe tudo", asseguram.

Os convites são endereçados directamente pela Wanup, que parte dos comentários e avaliações online para uma avaliação no local. Além de passarem no teste, que não é feito de forma anónima, os espaços devem também estar dispostos a cumprir os padrões de recompensa para os hóspedes do programa de fidelização: possibilidade de check-out tardio ou internet gratuita, por exemplo.

A Wanup arrancou em Barcelona no último trimestre de 2016, com um investimento inicial de 20 milhões de euros. A start-up, assim se definem, está presente em 15 mercados e conta já com mais de 400 hotéis na rede.

Em quatro meses atingiu 600 mil membros e 52 mil reservas. "Isso mostra que há procura", reforça Nuno Magalhães. Não há dados concretos sobre o número de utilizadores nacionais, mas a plataforma tem registados quase 11 mil membros que falam português. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI