Empresas Facebook: Criação da Libra vai ser uma "viagem de vários anos" 

Facebook: Criação da Libra vai ser uma "viagem de vários anos" 

Kevin Weil, da Calibra, entidade criada pelo Facebook para a sua moeda virtual Libra, garante que a divisa não vai ser lançada enquanto não tiver o enquadramento regulatório definido.
Facebook: Criação da Libra vai ser uma "viagem de vários anos" 
Rita Atalaia 05 de novembro de 2019 às 13:33

Kevin Weil, da Calibra, entidade criada pelo Facebook para a sua moeda virtual Libra, reconhece que a criação da criptomoeda vai ser uma longa viagem. E garante que a divisa não vai ser lançada enquanto não houver enquadramento regulatório. 

 

A criação da Libra vai ser uma "viagem de vários anos" ou " mesmo de décadas", afirmou Kevin Weil no palco principal do Web Summit, esta terça-feira, 5 de novembro. Isto numa altura em que a criptomoeda da rede social tem apenas "alguns meses de existência". 

 

Apesar de o anúncio da criação da Libra ter sido feito apenas em junho, estão já a ser dados passos para desenvolver a moeda. "Sim, há progressos técnicos", revelou Kevin Weil à audiência, dizendo ainda que tem já uma versão no seu telemóvel a funcionar. "O progresso está a acontecer", reforçou. 

 

Um progresso que, segundo o responsável da Calibra, vai contribuir para um "mundo melhor", no qual todas as pessoas com smartphone poderão ter acesso a serviços financeiros. 

Facebook aguarda pela regulação

O responsável da Calibra garante, porém, que a Libra apenas será lançada quando estiver definido o enquadramento regulatório. "Já dissemos que vamos lançar apenas quando tivermos as regras regulatórias e estamos comprometidos com isso", afirmou, notando também que as conversas com os reguladores têm sido "positivas".

"Os reguladores querem que seja um sistema seguro" e que impeça a lavagem de dinheiro. "E a associação está alinhada com isso", rematou. 

 

O Facebook anunciou em junho que ia lançar uma nova moeda virtual na primeira metade de 2020, a Libra. Inicialmente foram 28 as entidades a juntar-se à chamada Libra Association, incluindo a Farfetch. Mas, entretanto, foram já várias as que desistiram do projeto.   

 

"Temos [agora] 21 organizações que são membros da Libra Association" e muitos "outros querem juntar-se", referiu Kevin Weil. O objetivo, disse, passa por contar com 100 entidades quando a moeda for lançada. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI