Análises Deco 5 produtos para aplicar o reembolso do IRS

5 produtos para aplicar o reembolso do IRS

Nos próximos meses, deverá receber o reembolso do IRS e aproveite para o aplicar da melhor forma. Primeiro pague as dívidas; se não tem, escolha um dos cinco produtos que apresentamos de seguida.
5 produtos para aplicar o reembolso do IRS
Vítor Mota
Deco Proteste 04 de junho de 2019 às 12:00

Pretende capital garantido?

Se não tem muitas poupanças, escolha produtos de capital garantido, de forma a criar uma almofada financeira.

O ideal é ter o equivalente a seis salários em produtos sem risco e elevada liquidez.

1. Depósito a um ou dois anos: entre 0,9 e 1,2% líquidos

É no Banco Invest que encontra a melhor taxa para um depósito a 12 meses. Para esse prazo, o Banco Invest oferece 0,9% líquidos aos novos montantes com a conta Invest Choice Novos Montantes. Pode aplicar nesta conta entre 2.000 e 75.000 euros. Pode mobilizar antecipadamente, mas perde os juros.

Para o prazo de dois anos é no BNI Europa que encontra a melhor oferta: 1,2% líquida, se optar pela versão não mobilizável do depósito da campanha da Páscoa (a versão mobilizável rende 1% líquidos). O montante mínimo é de 1.000 euros.



2. Certificados do Tesouro Poupança Crescimento: mínimo de 1% ao ano

Produto de dívida pública, emitido pelo Estado, por um prazo máximo de 7 anos. Os juros são pagos anualmente a taxa crescente, entre 0,75% e 2,25% bruta, por crédito na conta bancária. A partir do segundo ano, ao valor da taxa acresce ainda um prémio em função do crescimento do PIB.

Esse prémio está limitado a um máximo de 1,2% por ano.

Estes Certificados não têm liquidez no primeiro ano, mas após o primeiro pagamento de juros, pode resgatar quando entender. Subscrevem-se nos Correios com um mínimo de 1.000 euros. Garantem um rendimento mínimo de 1% líquido ao ano, se os mantiver durante os 7 anos.

3. Seguro Lusitania Poupança Reforma PPR: ganhou 3,75% brutos em 2018

Está a 10 anos de se reformar ou menos? Então aplique num PPR sob a forma de seguro com garantia de capital e um rendimento mínimo de 1,5% garantido para este ano.

Este PPR da Lusitania Vida pode também ser uma alternativa de poupança, abdicando dos benefícios fiscais dos PPR (não declarando as entregas para o PPR no seu IRS) e assim, poderá resgatá-lo sem penalizações fiscais, para o fim que entender. Pode fazer entregas mensais a partir de 20 euros.

Está disposto a arriscar?

Se já tem produtos de capital garantido, então arrisque uma parte das suas poupanças de forma a conseguir maior rendimento, mas sempre numa ótica de longo prazo.

4. Fundo Alves Ribeiro PPR: 6,7% ao ano nos últimos cinco anos

Se está longe da reforma, a 10 anos ou mais, sugerimos que aplique neste PPR sob a forma de fundo sem garantia de capital, mas com elevado potencial de rendimento.

Nos últimos 5 anos, até final de 2018, ganhou 6,7% ao ano. Ainda que 2018 não tenha sido favorável, pois perdeu 3,9%, é mais adequado para aplicar a longo prazo. O mínimo de subscrição é de 1.000 euros; pode fazer entregas mensais a partir de 50 euros.

Como este fundo aplica uma parte da carteira em ações, o rendimento será influenciado pelas bolsas e poderão existir anos de perdas; mas, no longo prazo, o potencial de rendimento é superior aos produtos de capital garantido. E se for subscritor da Proteste Investe poderá subscrever este PPR com condições ainda mais vantajosas: ficará isento de comissões de subscrição e de resgate e receberá uma bonificação anual de 0,4%.

5. Fundo Otimize Seleção Base: 4,2% ao ano, nos últimos três anos

Se não pretende um PPR ou já tem, e ainda assim quer usufruir dos ganhos potenciais das bolsas, este fundo é para si. Replica os conselhos da Proteste Investe e o mínimo de subscrição é de 10 euros. Aplica metade em ações e outra metade em obrigações. Nos últimos três anos, ganhou, em média, 4,3% ao ano. E a carteira base subjacente ao fundo conseguiu 8,7% ao ano, nos últimos 10 anos, até final de abril.

Para cobrir parte dos custos da atividade de acompanhamento dos mercados, a DECO Proteste recebe anualmente da Optimize o equivalente a 0,2% do valor das carteiras. Os nossos subscritores podem subscrevê-lo com condições vantajosas através da nossa parceria com a Optimize: terá um prémio anual de 0,4% sobre o valor da sua carteira, a acrescer à rentabilidade do fundo.

Consulte as nossas parcerias com maior detalhe em deco.proteste.pt/investe/vantagens-membros/parcerias.




Marketing Automation certified by E-GOI