Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Calculadora: Saiba quanto vai pagar a mais de imposto automóvel em 2014

O Orçamento do Estado traz um aumento de 1% no custo do Imposto Único de Circulação, ao qual se soma um imposto adicional que recai sobre exclusivamente sobre os veículos a gasóleo. O Negócios preparou uma calculadora para que saiba quanto vai pagar a mais no próximo ano.

Paulo Moutinho | Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 24 de Outubro de 2013 às 17:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2014, o IUC para veículos de categoria A (matriculados até 1 de Julho de 2007) sofre um agravamento de 1%. Nos matriculados após Julho de 2007, regista-se um agravamento de 1% tanto na componente de cilindrada como de emissões de CO2.

 

A novidade é, no entanto, a criação de um imposto extra para automóveis a “diesel”. “Sobre veículos a gasóleo enquadráveis na categoria A e B do IUC (...) incide um adicional de IUC”, refere o Executivo. São adicionadas taxas que variam entre os 1,39 e os 68,85 euros.

 

O Negócios disponibiliza-lhe uma calculadora, em Excel, para que possa simular o impacto no imposto a pagar no próximo ano, face ao que pagou em 2013, nos automóveis ligeiros de passageiros.

 

Na calculadora tem que introduzir o combustível do seu automóvel, a cilindrada e o ano em que foi matriculado (e não o ano da aquisição). Se o seu automóvel foi matriculado após Julho de 2007, tem também que introduzir as emissões de Co2.

 

Caso detecte alguma inconformidade na sua simulação, reporte o erro para jng@negocios.pt

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado IUC imposto automóvel
Mais lidas
Outras Notícias