Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Augusto Mateus: "É provável que a volatilidade das taxas de câmbio aumente em 2011"

Para o antigo ministro da Economia, a evolução das taxas de câmbio vai depender da responsabilidade dos principais decisores políticos e da concertação entre os Estados Unidos e a China. Veja aqui o vídeo.

Augusto Mateus: "É provável que a volatilidade das taxas de câmbio aumente em 2011"
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 14 de Dezembro de 2010 às 13:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
"Temos assistido, principalmente, no último ano a uma volatilidade das taxas de câmbio e é provável que essa volatilidade aumente", afirmou Augusto Mateus à margem da conferência "Portugal Global" organizada pelo Negócios.

Para o economista, esta volatilidade é "factor de preocupação" e para a "economia portuguesa é um factor de preocupação adicional".

Augusto Mateus sublinhou que a evolução da volatilidade "vai depender da responsabilidade dos principais decisores políticos e da concertação entre os Estados Unidos e a China". Vai depender, ainda, "das economias asiáticas que seguem as decisões chinesa em matéria de câmbio e do poder económico do euro, porque quer a escala europeia quer à escala nacional, nos primeiros dez anos do euro houve a ilusão de que não dá trabalho ter simultaneamente uma moeda única interna e uma moeda internacional".

"Temos que ter uma colaboração à escala nacional, com boas políticas orçamentais e com consolidação orçamental, e à escala europeia, com medidas mais radicais do ponto de vista da passagem da soberania nacional para a soberania europeia de tudo o que tem a ver com moeda", defendeu o economista.

.
Ver comentários
Saber mais taxas de câmbio economia Augusto Mateus Estados Unidos China
Outras Notícias