Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A lista de Harvard

"The Best-Performing CEOs in the World" é o nome do ranking publicado pela revista Harvard Business Review em finais de Dezembro último e que inclui 1999 líderes empresariais de 48 nacionalidades e de organizações sedeadas em 33 países.

A lista de Harvard
Helena Oliveira - Portal VER helena.oliveira@ver.pt 13 de Janeiro de 2010 às 15:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O VER resume os principais dados e critérios inerentes ao estudo, sem deixar de sublinhar que apenas 29 mulheres dele fazem parte. Mudam-se os tempos, mas as vontades parecem manter-se inalteráveis



Sem desprestígio para as demais revistas meritórias que publicam rankings anuais de gestão, em diversas categorias, quando a Harvard Business Review o faz, o mundo editorial treme. É que os critérios utilizados para o fazer assemelham-se quase a fórmulas científicas muito difíceis de descortinar. A revista dá-se até ao trabalho de explicar os motivos porque X não está na sua lista, mas na de outra revista concorrente, numa tentativa de convencer os leitores de que quem sabe, sabe.

Serve esta introdução para apresentar a lista publicada no final de Dezembro pela mais que prestigiada Harvard Business Review (HBR)na qual estão listados os 1999 CEO com melhor performance no mundo. A faltar um para os 2000 e sendo o primeiro da lista, sem constituir surpresa para ninguém, Steve Jobs, da Apple – também já considerado pela revista Fortune como o CEO da década – o VER faz um resumo do ranking, dando contudo primazia não aos 1970 senhores que constam da lista, mas ao 1,5% do universo total que não são do sexo masculino. A verdade é que em 1999 CEO representados, apenas 29 são mulheres e apenas uma – Meg Whitman – da EBay, se encontra no grupo dos primeiros 100 classificados, num muitíssimo honroso – dada a desproporção – 8º lugar.


Clique aqui para ler o resto do artigo



Ver comentários
Outras Notícias