Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tens super-poderes?

Em entrevista ao VER João Rafael Brites, um dos dinamizadores da iniciativa, explica as vantagens de utilizar os super-poderes dos jovens (leia-se, o seu potencial) a favor de uma mudança inovadora.

Gabriela Costa - Portal Ver 10 de Setembro de 2010 às 14:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
“To Turn Teens inTo Transformers”. São estes os 5 t’s do movimento que vai dar a cerca de 150 jovens a oportunidade de transformarem positivamente as comunidades onde vivem, através do desporto e das artes. Em entrevista ao VER João Rafael Brites, um dos dinamizadores da iniciativa, explica as vantagens de utilizar os super-poderes dos jovens (leia-se, o seu potencial) a favor de uma mudança inovadora

“A nossa visão é construir um quotidiano no qual os jovens não vão para a escola com canivetes no bolso, mas antes com bolas nos pés, ténis na mão, capacetes na cabeça, skate ou guitarra debaixo do braço”. Um cenário que começa a ganhar contornos com o lançamento, este mês, do projecto-piloto que se irá desenvolver até ao próximo Verão, com o objectivo de ensinar os adolescentes nas escolas, orfanatos e centros de oncologia pediátrica a usar o desporto, a arte e outras aptidões, como a prática de primeiros-socorros, para fazer realmente a diferença.

Quando esse dia chegar, com recurso ao desporto, arte e primeiros socorros, “cada jovem encontrou o seu nicho, a sua forma de expressão e intervenção, e a juventude será o estandarte das comunidades, num exemplo pela mudança positiva e inovação”, acreditam os Transformers.

O projecto, financiado pelo British Council, através do Programa Global Changemakers, assenta num programa voluntário de mentorado através do qual, entre Outubro de 2010 e Junho de 2011, cerca de 150 jovens em escolas, orfanatos e centros de oncologia pediátrica vão ser treinados para utilizarem o desporto, a arte e os primeiros-socorros para gerar uma mudança positiva, combatendo algumas situações de vulnerabilidade socioeconómica.


Entre aqui para ler o resto do artigo



Ver comentários
Outras Notícias