Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP reforça hoje presença da banca portuguesa no Euro Stoxx 600

O BCP regressa hoje, 18 de Março, ao Euro Stoxx 600, depois de há um ano ter sido excluído do índice de referência europeu.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 18 de Março de 2013 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A Stoxx Limited, entidade que gere os mais importantes índices pan-europeus, tinha anunciado em finais do mês passado a nova composição do índice Euro Stoxx 600 a partir de 18 de Março. Saem seis títulos e entram outros seis. No grupo dos que voltam a fazer parte deste índice europeu de referência está o Banco Comercial Português.

 

O BCP tinha sido excluído do índice Stoxx 600 há um ano. Quando foi anunciada, a 28 de Fevereiro de 2012, a saída do banco comandado por Nuno Amado (foi precisamente no dia em que assumiu a liderança da instituição financeira), o BCP tornou-se o quarto título português a ser retirado do índice de referência europeu no período de um ano.

 

A 19 de Março do ano passado foi assim efectivada a retirada do banco da lista de cotadas que integram o Stoxx Europe 600, passando a fazer parte do índice apenas cinco cotadas portuguesas - BES, EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins e Portugal Telecom – que ainda se mantêm.

 

Em 2011, tinham sido excluídas três outras cotadas: a Cimpor em Março, a EDP Renováveis em Setembro e a Brisa em Dezembro.

 

Agora, com a reentrada do BCP, passam a ser seis os títulos portugueses com representação neste índice.

 

O Stoxx 600 – que integra as 600 maiores empresas europeias - é um dos índices europeus seguidos com mais atenção pelos investidores, servindo de barómetro para a evolução conjunta das praças europeias. Além disso, muitos investidores, como fundos de investimento, replicam as carteiras destes índices nas suas estratégias de investimento.

 

Também as britânicas Polymetal, Direct Line Insurance Group e Talktalk Telecom, a alemã Telefonica Deutschland e a grega OTE vão fazer parte do índice a partir de hoje.

 

Destes seis títulos que vão agora integrar o Stoxx 600, só dois não pertencem ao sector das telecomunicações: o BCP e a Polymetal (matérias-primas).

 

As seis empresas que saem são a alemã SGL Carbon, a holandesa PostNL, as britânicas Petropavlovsk e Jardine Lloyd Thompson, a suíça Logitech e o espanhol Bankia.

Ver comentários
Saber mais BCP Euro Stoxx 600 EDP Galp Jerónimo Martins PT
Mais lidas
Outras Notícias