Bolsa A semana em oito gráficos: Bolsa nacional foge às quedas na Europa e petróleo já sobe há seis semanas

A semana em oito gráficos: Bolsa nacional foge às quedas na Europa e petróleo já sobe há seis semanas

As bolsas europeias cederam ligeiramente terreno na semana, com exceção do índice português PSI-20, que negociou em contraciclo, a somar mais de 1%. O Brexit continuou a pesar, bem como os receios na frente comercial. E apesar de na sexta-feira a Europa ter encerrado no verde, as subidas não foram suficientes para que regressasse à tona.
A semana em oito gráficos: Bolsa nacional foge às quedas na Europa e petróleo já sobe há seis semanas

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas, cedeu ligeiramente esta semana, depois de na anterior ter negociado em torno de máximos de agosto do ano passado. A generalidade das praças europeias recuou, mas as descidas não foram acentuadas.

 

Isto à conta da prudência dos investidores perante a incerteza que rondou o Brexit até se definir um novo adiamento para 31 de outubro, e também devido aos receios na frente comercial.

 

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, também levou a alguma cautela nos mercados depois de ter reafirmado que o crescimento da economia europeia continua a abrandar e que os juros não deverão subir em breve.

 

Nas matérias-primas, destaque para os preços do petróleo, que marcaram a sexta semana consecutiva de ganhos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI