Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Bolsas europeias deixam para trás mês turbulento

As bolsas europeias tiveram uma semana negativa, a coincidir com o saldo mensal e trimestral, num setembro turbulento por entre os receios dos investidores de que o endurecimento dos bancos centrais leve a uma recessão mundial.

Stoxx 600 cai com dias turbulentos

Stoxx 600 cai com dias turbulentos
Os receios de recessão continuaram a pesar no sentimento dos investidores, devido ao crescente aumento dos juros diretores por parte de muitos bancos centrais. O Stoxx 600 registou o terceiro trimestre consecutivo de saldo vermelho, na pior série de quedas trimestrais desde 2011.

PSI destaca-se no vermelho

PSI destaca-se no vermelho
O índice de referência nacional liderou as perdas entre as principais praças da Europa Ocidental, ao recuar 3,37% no cômputo da semana. Aumentou assim para 5,94% a sua queda no acumulado deste ano, com o BCP e Jerónimo Martins a pesarem fortemente.

BCP lidera quedas em Lisboa

BCP lidera quedas em Lisboa
O BCP fechou a semana com a maior desvalorização entre as cotadas do PSI, a ceder perto de 11%, acompanhando o mau desempenho generalizado da banca europeia. Isto apesar de a agência de notação financeira Fitch ter revisto em alta a perspetiva para a evolução da qualidade da dívida do banco liderado por Miguel Maya.

SalMar pressiona Stoxx 600

SalMar pressiona Stoxx 600
A empresa norueguesa de aquacultura SalMar, uma das maiores produtoras mundiais de salmão de viveiro, teve o pior desempenho na Europa, depois da proposta de uma nova taxa de 40% pelo governo, o que deixa os investidores receosos quanto ao impacto financeiro na empresa.

Carnival penaliza S&P500

Carnival penaliza S&P500
A empresa de cruzeiros norte-americana Carnival foi a que mais caiu esta semana entre as cotadas do Standard & Poor’s 500, devido à previsão de prejuízos no quarto trimestre. Chegou a afundar mais de 20%, para mínimos de 1993, acompanhada de outra empresa do setor, a Royal Caribbean Cruises.

Iene ganha após intervenção do Banco do Japão

Iene ganha após intervenção do Banco do Japão
O iene ganhou terreno esta semana, nomeadamente contra o dólar e euro, no rescaldo da intervenção cambial do Banco do Japão. A moeda nipónica estava a ser penalizada pela política acomodatícia do banco central que não tem subido a taxa de juro de referência para proteger as exportações.

Petróleo sobe à espera da OPEP+

Petróleo sobe à espera da OPEP+
O Brent teve a primeira semana em cinco de saldo positivo, na expectativa de que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPPE+) anunciem na quarta-feira um forte corte da oferta. No trimestre, teve a primeira queda em mais de dois anos.

Juros da Zona Euro disparam

Juros da Zona Euro disparam
As “yields” das dívidas soberanas da Zona Euro subiram fortemente esta semana, dado o tom mais duro de membros do conselho do Banco Central Europeu (BCE), como Martin Kazaks, que disse que a autoridade monetária deve optar por um "grande" aumento dos juros diretores na próxima reunião, e Gedminias Simkus, que apontou a uma subida de 75 pontos base.
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 01 de Outubro de 2022 às 09:30
  • Partilhar artigo
  • ...
Ver comentários
Outras Notícias