Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Bolsas mundiais voltam a subir. Petróleo soma e segue

As bolsas europeias recuperaram esta semana e fecharam o mês com um saldo em grande, à semelhança de Wall Street. Isto à conta de bons resultados trimestrais e da expectativa de uma Fed mais branda no ritmo da subida dos juros diretores.

Stoxx 600 sobe com boas contas

Stoxx 600 sobe com boas contas
A época de divulgação de resultados continua a dar fôlego às bolsas europeias. O índice de referência Stoxx 600 voltou a subir na semana e teve o melhor mês desde novembro de 2020. Nos EUA a tendência foi igual e a expectativa de que a Fed não seja rígida nas próximas subidas dos juros diretores ajudou.

PSI valoriza na semana

PSI valoriza na semana
O índice de referência nacional somou mais de 3% na semana, apesar do recuo de sexta-feira, tendo aumentado para 9,94% o seu ganho no acumulado do ano. O PSI acompanhou o bom momento do resto do Velho Continente, tendo tido o melhor desempenho entre as principais praças da Europa Ocidental.

Energia dá gás a Lisboa

Energia dá gás a Lisboa
As cotadas da energia estiveram entre os melhores desempenhos do PSI no cômputo de segunda a sexta-feira. Especial destaque para a Greenvolt, com a empresa de energias renováveis a escalar mais de 9%. A Galp e o grupo EDP ajudaram a sustentar a tendência positiva.

Dólar sobe face ao euro e iene

Dólar sobe face ao euro e iene
A nota verde ganhou terreno na última semana face a moedas chave, como o euro e o iene, devido à subida dos juros diretores em 75 pontos por parte da Reserva Federal norte-americana. Com a perspetiva de uma moderação no ritmo de aumentos das taxas de referência, perdeu fôlego no final da semana mas aguentou o saldo positivo.

Petróleo ganha mais de 6% em Londres

Petróleo ganha mais de 6% em Londres
Os preços do Brent voltaram a ganhar terreno na semana em Londres, sustentados sobretudo pelo aperto da oferta numa altura em que o verão traz uma maior procura por combustível para os transportes. Também nos Estados Unidos a cotação subiu, com o WTI a regressar ao patamar dos 100 dólares por barril.

Juros da dívida caem na Europa e nos EUA

Juros da dívida caem na Europa e nos EUA
Os juros da dívida soberana na Zona Euro e nos EUA cederam terreno no acumulado da semana, devido à maior aposta nas obrigações – isto numa altura em que os receios em torno da recessão levam os investidores a serem cautelosos, apesar de também continuarem a apostar no mercado acionista.
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Ver comentários
Outras Notícias