Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Europa com melhor desempenho desde início de Agosto. Wall Street e petróleo no vermelho

As bolsas europeias ganharam terreno, a marcarem a melhor semana desde inícios de agosto. Já em Wall Street a tendência foi negativa, com a derrocada das cotadas do setor tecnológico a penalizar. O euro mostrou robustez, o petróleo afundou e os juros aliviaram.

Só Ibex cai na Europa

Só Ibex cai na Europa
As bolsas europeias registaram o maior ganho semanal desde início de agosto, ou seja, em cinco semanas. A ajudar estiveram os ganhos da Altice e da Aryzta, à conta de notícias sobre fusões. Entre as principais praças da Europa Ocidental, só o índice madrileno Ibex é que cedeu terreno.

Praça lisboeta soma 1,49%

Praça lisboeta soma 1,49%
Apesar da queda de sexta-feira, o PSI-20 terminou a semana com um saldo positivo, colocando assim fim a um ciclo de três semanas a perder valor. O índice português subiu 1,49% em cinco sessões, beneficiando sobretudo com a maior subida em três meses alcançada na quarta-feira e com os ganhos semanais das ações da EDP, Nos e Corticeira Amorim.

Corticeira Amorim dispara 5%

Corticeira Amorim dispara 5%
A cotada do PSI-20 que mais subiu foi a Corticeira Amorim, com um ganho acumulado de 5%, mas foi o grupo EDP que mais impulsionou a praça lisboeta. Na segunda-feira, o Goldman Sachs disse que a elétrica portuguesa estava "atrativa", sendo por isso "candidata a uma potencial aquisição".

Royal Mail anima Stoxx600

Royal Mail anima Stoxx600
A empresa britânica de correios Royal Mail teve o melhor desempenho do Stoxx600, a escalar 35,4% %. Isto depois de reportar um aumento das encomendas no acumulado do ano, e apesar de sinalizar que poderá acabar com a entrega de cartas aos sábados devido aos elevados custos com a covid-19.

Diamondback Energy tira fôlego ao S&P 500

Diamondback Energy tira fôlego ao S&P 500
A norte-americana Diamondback Energy, que opera na exploração de hidrocarbonetos, foi a cotada com pior performance no S&P 500. A empresa está agora a dar início ao processo de retoma das operações nos poços que foram encerrados devido aos elevados custos de produção.

Euro ganha fôlego

Euro ganha fôlego
A moeda única europeia valorizou face ao iene e ficou praticamente inalterada face ao dólar, depois de o Banco Central Europeu ter decidido manter esta semana os juros e ter deixado inalterado o programa de estímulos à economia.

Crude cede com mais stocks

Crude cede com mais stocks
As cotações do petróleo perderam terreno, a caírem mais de 6% na semana, em Londres. A penalizar estiveram as estimativas de menor procura para este ano e o aumento inesperado das reservas norte-americanas de crude.

Juros aliviam na Zona Euro

Juros aliviam na Zona Euro
Os juros da dívida a 10 anos de países como Alemanha, Portugal, Espanha e Itália recuaram, numa altura em que o aumento de novos casos de covid-19 tem levado os investidores a procurarem ativos considerados mais seguros, como as obrigações.
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Os mercados acionistas europeus registaram o maior ganho semanal desde início de agosto, ou seja, em cinco semanas. A ajudar estiveram os ganhos da Altice e da Aryzta, à conta de notícias sobre fusões.

 

Entre as principais praças da Europa Ocidental, no acumulado de segunda a sexta-feira, apenas a bolsa madrilena registou um recuo.

 

Nas bolsas norte-americanas, a tendência foi negativa, com o movimento de sell-off no setor tecnológico a penalizar fortemente a negociação nesta que foi uma semana mais curta em Wall Street que esteve encerrada na segunda-feira devido à celebração do feriado do Dia do Trabalhador.

 

Já o euro revelou solidez, ao passo que o petróleo afundou com o aumento dos inventários norte-americanos de crude na semana passada e a perspetiva de uma menor procura.

 

Apesar da subida das bolsas, também as obrigações tiveram procura, numa altura em que os investidores procuram igualmente ativos considerados mais seguros num contexto de aumento de casos de covid-19-

Ver comentários
Saber mais Europa Wall Street Altice Aryzta juros petróleo euro dólar
Mais lidas
Outras Notícias