Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana em oito gráficos: Europa regressa aos ganhos. PSI-20 e petróleo marcam sétimo saldo positivo

A tendência da generalidade das bolsas do Velho Continente foi de subida, com os planos de vacinação a animarem os investidores. Madrid e Londres foram a exceção, com a praça londrina a ser pressionada pelos receios de o Reino Unido sair da União Europeia sem um acordo comercial para o pós-Brexit. O PSI-20 e o petróleo registaram a sétima semana consecutiva de ganhos.

Bolsa alemã foi a vencedora da semana

Bolsa alemã foi a vencedora da semana
Quase todas as bolsas europeias tiveram uma semana positiva, com destaque para Frankfurt, que conseguiu superar as principais congéneres com um ganho semanal de quase 4%, bem acima dos 1,5% registados pelo índice de referência para o continente, o Stoxx 600.

PSI-20 regista sétima semana em alta

PSI-20 regista sétima semana em alta
A bolsa nacional acumulou um saldo semanal positivo pela sétima semana consecutiva, o que representa a maior sequência de valorizações desde julho de 2009. Esta semana, com três subidas e duas quedas, o índice que agrupa 17 cotadas portuguesas registou um ganho de cerca de 0,4%.

Grupo EDP em máximos históricos

Grupo EDP em máximos históricos
A semana será de boa memória para as duas cotadas do grupo EDP presentes no índice PSI-20, uma vez que conseguiram, e de forma sucessiva, renovar máximos históricos. A EDP Renováveis acumulou um ganho semanal superior a 8%, o que lhe permitiu negociar acima dos 20 euros, enquanto a EDP está agora perto do patamar dos 5 euros. Em contraste, a semana foi madrasta para as empresas do retalho, Jerónimo Martins e Sonae, com perdas superiores aos 2%.

Signature Aviation anima Stoxx600

Signature Aviation anima Stoxx600
A Signature Aviation foi a cotada que mais subiu no índice Stoxx 600. A multinacional britânica de serviços de aviação privada disparou na quinta-feira com o anúncio de que a gestora de fundos norte-americana Blackstone está em conversações com a empresa para a sua possível compra por mais de 3 mil milhões de libras (3,32 mil milhões de euros).

Alexion lidera ganhos no S&P 500

Alexion lidera ganhos no S&P 500
A farmacêutica norte-americana Alexion Pharmaceuticals, especializada em doenças raras, foi a cotada que mais se destacou nas subidas do S&P 500, ainda a beneficiar da notícia do passado dia 12 de dezembro de que vai ser adquirida pela AstraZeneca.

Dólar volta a perder força

Dólar volta a perder força
A nota verde voltou a perder fôlego face a moedas como o euro e a libra. Isto numa altura em que os investidores revelam maior apetite pelo risco em detrimento dos ativos considerados mais seguros, dada a expectativa em torno dos programas de vacinação contra a covid.

Crude sobe há sete semanas

Crude sobe há sete semanas
O preço do petróleo continua em alta, tendo subido pela sétima semana consecutiva, a beneficiar da expectativa de uma retoma mais rápida da procura por combustível com a distribuição de vacinas contra a covid-19. A queda dos stocks de crude nos EUA também ajudou.

Juros de Portugal sobem acima de 0%

Juros de Portugal sobem acima de 0%
Depois de uma semana a negociar em patamares negativos, os juros da dívida portuguesa a 10 anos regressaram a território positivo, com uma subida agregada de 7,3 pontos base para os 0,035%. O mesmo aconteceu com a "yield" espanhola, que está agora nos 0,045%.
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As bolsas europeias registaram um saldo quase generalizadamente positivo, com Madrid e Londres a marcarem as exceções – esta última devido aos receios de um Brexit sem acordo.

 

A ajudar ao otimismo nos mercados bolsistas estiveram os programas de vacinação contra a covid-19 que começam a arrancar em vários países.

 

O PSI-20 destacou-se com a sétima semana consecutiva a subir, na mais longa série de ganhos desde julho de 2009.

 

Também o petróleo estabeleceu a sua sétima semana seguida de saldo positivo, a beneficiar da expectativa de uma retoma mais rápida da procura por combustível, à medida que os países vão começando a implementar os seus planos de vacinação contra o coronavírus.

Ver comentários
Saber mais Europa Londres PSI-20 Madrid Brexit
Outras Notícias