Bolsa A semana em oito gráficos: OPEP dá ao petróleo maior subida desde outubro e PSI-20 lidera ganhos na Europa

A semana em oito gráficos: OPEP dá ao petróleo maior subida desde outubro e PSI-20 lidera ganhos na Europa

As bolsas europeias e norte-americanas registaram uma tendência mista no acumulado da semana, uma vez mais grandemente ao sabor da evolução das negociações comerciais entre os EUA e a China. Já a OPEP deu ao petróleo a melhor semana desde finais de outubro.
A semana em oito gráficos: OPEP dá ao petróleo maior subida desde outubro e PSI-20 lidera ganhos na Europa
Reuters
Carla Pedro 07 de dezembro de 2019 às 09:30

Os principais mercados acionistas da Europa Ocidental registaram um movimento misto no cômputo de segunda a sexta-feira.

 

Nas duas primeiras sessões da semana, o potencial recuo na frente comercial entre Washington e Pequim – depois de Donald Trump dizer que o acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo poderia só ser alcançado depois das presidenciais norte-americanas, em novembro do próximo ano – colocou os mercados bolsistas no vermelho.

 

Nas jornadas seguintes, o renovado otimismo quanto a um entendimento entre EUA e China passível de travar a entrada em vigor de uma nova fornada de tarifas a partir de 15 de dezembro levou a uma melhoria do sentimento dos investidores, mas nalguns casos não foi suficiente para um saldo semanal no verde. Em Wall Street, foi o bastante.

 

Em grande destaque, pela positiva, esteve o crude. A matéria-prima foi sustentada pelo corte adicional de produção decidido pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados – o chamado grupo OPEP+.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI