Bolsa A semana em oito gráficos: Trump e imposto Google ensombram negociação na Europa

A semana em oito gráficos: Trump e imposto Google ensombram negociação na Europa

A perspetiva de um corte de juros por parte da Reserva dos EUA contribuiu para animar as bolsas europeias esta semana, mas o presidente norte-americano resfriou o otimismo ao dizer que vai investigar o imposto Google e ao criticar a China, relançando receios de novas tensões comerciais.
A semana em oito gráficos: Trump e imposto Google ensombram negociação na Europa
Reuters

A negociação bolsista desta semana na Europa teve momentos de otimismo, à conta das expectativas de um corte dos juros diretores nos EUA. Contudo, estes não foram suficientes para um saldo semanal no verde, já que se sobrepuseram os receios em torno de uma nova frente de batalha entre Washington e a Europa. Um comentário de Donald Trump sobre a China, em que falou de "desilusão", também não ajudou.

 

Paris vai mesmo avançar com um imposto sobre as receitas digitais dos gigantes tecnológicos, conhecido como imposto Google, desafiando assim a Administração Trump – que anunciou que abriu uma investigação ao plano dos franceses. Também o Governo britânico publicou um projeto de lei de imposto sobre grandes empresas digitais. Estas decisões intensificaram os receios de uma nova frente de batalha geopolítica. 

 

Ainda a contribuir para um refrear do entusiasmo esteve uma declaração de Donald Trump sobre a China. O presidente dos EUA declarou que Pequim está a "desiludir" porque não está a comprar produtos agrícolas americanos como combinado. 

 




Marketing Automation certified by E-GOI