Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Estímulos do banco central do Japão criam expectativa nas bolsas

A sessão desta sexta-feira deverá ficar marcada pela forma como os mercados irão reagir ao aumento, inesperado, dos estímulos à economia por parte do banco central japonês. Isto numa altura em que os mercados internacionais ainda digerem o anúncio do final do programa de compra de activos da Fed e em que o PIB norte-americano avançou acima das estimativas.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 31 de Outubro de 2014 às 08:45

No início da sessão desta sexta-feira os mercados asiáticos reagiram de forma positiva à decisão, por parte do banco central do Japão, de aumentar o montante relativo ao programa de estímulos económicos para a meta anual de 80 biliões de ienes (cerca de 582 mil milhões de euros).

 

Os índices japoneses fecharam em alta, com o Nikkei a apreciar 4,83% para 6.413,76 pontos e o Topix a somar 4,28% para 1.333,64 pontos. Já o índice MSCI Ásia Pacífico valorizou 0,4% para 140,82 pontos.

 

Os mercados parecem estar confiantes de que a decisão da autoridade monetária nipónica acabe por suprir, em certa medida, o final do programa de compra de activos por parte da Reserva Federal norte-americana, cuja decisão foi anunciada na passada quarta-feira.

 

Também a animar os mercados internacionais poderá estar, ao longo desta sexta-feira, a evolução do PIB norte-americano que avançou 3,5% no terceiro trimestre, uma melhoria significativa face às estimativas que apontavam para um crescimento de apenas 3%.

 

Também a centrar as atenções dos investidores estará a divulgação dos dados mais recentes relativos à inflação e ao desemprego na Zona Euro. De acordo com a média de uma sondagem conduzida pela agência Bloomberg, os preços no consumidor terão avançado 0,4% em Outubro, mais do que os 0,3% registados em Setembro.

 

Em sentido inverso às principais praças internacionais, o preço do crude segue em queda no início desta sexta-feira. Em Londres, o Brent, utilizado como referência para as importações nacionais, cai 0,74% para 85,60 dólares por barril, enquanto em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI) cede 0,52% para 80,70 dólares por barril.

Ver comentários
Saber mais Nikkei Topix Zona Euro Reserva Federal Brent WTI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio