Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Investidores atentos aos bancos gregos

A bolsa de Atenas está a desvalorizar há três sessões consecutivas, depois do Governo de Alexis Tsipras ter chegado ao Governo. Nos mercados petrolíferos, o preço do barril está a recuar com o aumento das reservas e da produção nos Estados Unidos.

José Manuel Ribeiro/Reuters
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 29 de Janeiro de 2015 às 07:54
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A situação política na Grécia vai merecer a atenção dos investidores na sessão desta quinta-feira, 29 de Janeiro. A banca grega está sob os holofotes dos mercados depois dos quatro principais bancos dos país terem afundado mais de 25% na sessão de ontem.

 

Os investidores receiam que as instituições gregas fiquem sem financiamento do Banco Central Europeu (BCE), caso o novo Governo não chegue a acordo com os parceiros europeus sobre o fim do programa de ajustamento.

 

A bolsa grega desvalorizou nas três últimas sessões, desde as eleições. O principal índice grego (FTASE) fechou ontem a tombar 12,10%, recuando para mínimos de Julho de 2012.

 

No mercado de obrigações soberanas, a dívida grega chegou a subir mais de 100 pontos base nas diferentes maturidades durante a sessão de ontem.

 

Olhando para os mercados petrolíferos, o preço do crude está a recuar. Em Nova Iorque, o barril de West Texas Intermediate desce 0,07% para 44,2 dólares. Em Londres, o Brent recua 0,25% para 48,59 dólares.

 

A descida do preço do barril acontece depois de divulgados dados oficiais que demonstram que as reservas petrolíferas nos Estados Unidos aumentaram na semana para 38,9 milhões de barris. Esta foi a oitava subida semanal consecutiva e alcançou um máximo de Janeiro de 2014.

 

Ao mesmo tempo, a produção nos Estados Unidos alcançou um máximo histórico, desde 1983. A produção subiu 27 mil barris diários para um total de 9,21 milhões de barris diários, devido principalmente à extracção de petróleo de xisto.

 

Na Ásia, as bolsas japonesas fecharam em queda. O Nikkei 225 recuou 1,06%, enquanto o índice Topix perdeu 1,14%. As quedas aconteceram depois da reserva federal norte-americana revelar que está a equacionar uma subida das taxas de juro.

 

Nos mercados cambiais, o euro está a subir 0,10% para 1,1299 dólares.

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas Syriza mercados bolsa de Atenas petróleo west texas intermediate brent japão tóquio
Outras Notícias