Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Euro arranca semana a perder terreno face ao dólar

Na semana em que os membros do Banco Central Europeu reúnem, o euro arranca a semana a perder terreno face ao dólar.

Reuters
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 06 de Janeiro de 2014 às 08:03
  • Partilhar artigo
  • ...

Na primeira sessão da semana, o euro perde terreno face à divisa norte-americana. O euro desliza 0,2% para 1,3586 dólares. Já nesta segunda-feira, o dólar atingiu o seu valor mais elevado face ao euro num mês. Isto numa altura em que os investidores aguardam pela divulgação de dados económicos nos EUA para tentarem perceber se a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) vai colocar um ponto final no programa de compra de activos ainda este ano.

 

Esta quinta-feira, o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) reúne-se e não são esperadas alterações na política monetária. A taxa de juro de referência está, actualmente, nos 0,25%.

 

No mercado bolsista, os principais índices asiáticos estão em terreno negativo. O MSCI Ásia Pacífico perde 0,8% e o principal índice japonês, o Nikkei, encerrou a cair 2,35%. A motivar este comportamento das principais praças asiáticas está o facto de o indicador relativo aos serviços industriais na China ter caído, o que pode sinalizar um abrandamento no crescimento da economia chinesa, a segunda maior do mundo.

 

Quanto ao petróleo, a matéria-prima está a subir nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate (WTI) aprecia 0,16% para 94,11 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte avança 0,29% para 107,20 dólares por barril.

 

Esta segunda-feira, o Senado dos EUA pode confirmar o nome de Janet Yellen para a presidência da Fed. Ben Bernanke mantém-se ao comando da autoridade monetária dos EUA até ao final deste mês.

Ver comentários
Saber mais Reserva Federal dos Estados Unidos Conselho do Banco Central Europeu Fed EUA Mar do Norte Senado dos EUA Janet Yellen Ben Bernanke bolsas asia
Outras Notícias