Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Resultados e dados económicos marcam o dia

Esta terça-feira são conhecidos vários dados económicos, nomeadamente, nos EUA. Isto depois de ter sido revelado que na China a produção industrial e as vendas a retalho abrandaram o ritmo de crescimento. Por cá, os investidores devem estar atentos aos resultados trimestrais da EDP.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 13 de Maio de 2014 às 08:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A marcar a sessão esta terça-feira nos mercados estão dados económicos. A produção industrial, as vendas a retalho e o investimento na China abrandaram o ritmo de crescimento em Abril, o que pode indicar que os esforços de Pequim para travar o arrefecimento da economia ainda não estão a ter efeito.

 

Por outro lado, antes da abertura das bolsas nos Estados Unidos da América vão ser conhecidos os dados relativos às vendas a retalho naquela economia no mês passado e o índice de preços nas importações.

 

Para já, o dia está a ser de ganhos nos principais índices bolsistas do mundo. As praças do Velho Continente abriram em terreno positivo, uma tendência já registada nos índices asiáticos. O MSCI Ásia Pacífico regista ganhos em torno de 1%. Já o nipónico Nikkei encerrou a subir 1,95% e o Topix avançou 1,77%.

 

A impulsionar o sentimento dos investidores na Ásia estiveram os recordes alcançados ontem, 12 de Maio, pelo índice industrial Dow Jones - que fechou a valorizar 0,7% para 16.695,11 pontos, o que constitui um novo máximo histórico – e pelo Standard & Poor’s 500 que encerrou a somar 1%, estabelecendo também um novo recorde, nos 1.896,62 pontos. 

 

No mercado cambial, o euro ganha terreno face ao dólar, somando 0,03% para 1,3761 dólares.

 

Quanto ao petróleo, os preços da matéria-prima estão a negociar sem uma tendência definida. O West Texas Intermediate soma 0,05% para 100,64 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte cede 0,05% para 108,36 dólares por barril.

 

Por cá, os investidores devem estar atentos aos resultados trimestrais da EDP, que serão conhecidos após o fecho do mercado. Ontem, foi conhecido que a EDP está entre as 350 maiores cotadas do mundo, segundo o ranking ‘Global 2000’ da revista “Forbes” que apresenta as empresas mais poderosas do mundo, conjugando vários indicadores.

 

Ainda a marcar o dia em Portugal, devem estar os dados relativos aos preços no consumidor que vão ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Ver comentários
Saber mais abertura de mercado petróleo euro EDP China
Outras Notícias