Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Acções americanas fecham a descer pela quarta sessão consecutiva

As acções americanas fecharam a descer pela quarta sessão consecutiva, com as retalhistas a liderarem devido às perspectivas de fraca recuperação económica e o fecho do porto de West Coast. O Nasdaq caiu 1,76% e o Dow Jones desceu 1,4%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 07 de Outubro de 2002 às 21:12
  • Partilhar artigo
  • ...
As acções americanas fecharam a descer pela quarta sessão consecutiva, com as retalhistas a liderarem devido às perspectivas de fraca recuperação económica e o fecho do porto de West Coast. O Nasdaq caiu 1,76% e o Dow Jones desceu 1,4%.

O Nasdaq terminou nos 1.119,83 pontos e o Dow Jones fechou a valer 7.422,98 pontos, depois de ter registado ganhos durante grande parte da sessão.

As retalhistas foram as mais penalizadas da sessão, devido às perspectivas que o encerramento do porto de West Coast venha a afectar a sua actividade.

A afectar a sessão de hoje esteve ainda o discurso que George W. Bush vai produzir, hoje à noite, sobre a situação no Iraque, que gerou receios nos investidores de entrar nos mercados.

Hoje a Sears, maior empresa de armazéns de retalho dos Estados Unidos, cortou a estimativa de resultados, gerando pessimismo no mercado, numa altura em que as empresas norte-americanas começam a apresentar as contas do terceiro trimestre.

Por cada empresa que elevou as suas estimativas para o terceiro trimestre, cerca de três companhias emitiram um «profit warning», o que assinala a fraca recuperação no segmento empresarial dos Estados Unidos.

A Wal-Mart, maior retalhista do mundo, desvalorizou 3,07% e a Home Depot deslizou 6,01%.

Face às fracas perspectivas de recuperação da economia, as companhias financeiras também penalizaram os índices, com a Citigroup a descer 4,57% e a American Express a cair 6,31%.

Nas tecnológicas o cenário não foi melhor, devido aos comentários pouco animadores feitos hoje por responsáveis de diversas companhias. A Cisco Systems caiu 4,02% e a Oracle tombou 6,1%.

O american depositary receipt (ADR) da Portugal Telecom (PT) fechou a subir 0,21% para os 4,82 dólares (4,9 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 5,05 euros.

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fechou a subir 2,3% até aos 15,55 dólares (15,81 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 1,56 euros. Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional.

Ver comentários
Outras Notícias