Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ações de empresas com mais mulheres executivas têm melhor desempenho

Estudo da Goldman Sachs conclui que há uma correlação positiva entre desempenho das ações e número de mulheres em cargos executivos.

Vicente Lourenço vicentelourenco@negocios.pt 18 de Outubro de 2020 às 17:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O banco de investimento Goldman Sachs apresentou esta semana aos investidores um novo conjunto de ações europeias com uma particularidade: pertencem todas a empresas com um elevado número de mulheres em cargos executivos. A instituição financeira acredita que este é um indício de melhor desempenho. De acordo com a nota publicada, desde a crise de 2008 que ter mais mulheres em cargos de topo está associado a resultados melhores das empresas no mercado bolsista.  


O novo "cabaz de ações" (assim chamado por agrupar vários títulos em que se investe simultaneamente) recebeu o nome de Womenomics (GSSTWOMN Index) e inclui empresas como a Louis Vuitton, Swedbank, Nestlé ou AstraZeneca.

A maior parte das instituições que fazem parte do cabaz são francesas ou nórdicas. Em relação aos países nórdicos, o Goldman Sachs observa que se trata de uma região geográfica onde a participação feminina no mercado de trabalho tem uma longa tradição. No caso francês, isso deve-se ao sistema de quotas implementado no país.


Os analistas do Goldman Sachs observam também que a Europa tem tido mais sucesso do que os Estados Unidos, Canadá ou Japão em promover a representatividade do género feminino no mercado laboral e a igualdade salarial entre géneros, apesar de grandes disparidades entre países do mesmo continente.   


O banco de investimento destaca ainda a importância cada vez maior que é dada pelos investidores a projetos com consciência social e ambiental. A comprovar este dado, uma estimativa do Citigroup indica que cerca de 50% dos fundos de investimento cotados em bolsa (exchange-traded funds) criados em 2020 na Europa, Médio Oriente e África são especializados em investimentos de cariz social e ambiental.    

Ver comentários
Saber mais Ações Mulheres Mercado Bolsa Goldman Sachs
Mais lidas
Outras Notícias