Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banca e EDP levam bolsa nacional a contrariar ganhos das congéneres europeias

A bolsa nacional contrariava a tendência de ganhos das congéneres europeias, pressionada pelas queda da banca e da EDP. O PSI-20 perdia 0,28%.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 31 de Janeiro de 2006 às 10:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A bolsa nacional contrariava a tendência de ganhos das congéneres europeias, pressionada pelas queda da banca e da EDP. O PSI-20 perdia 0,28%.

O principal índice nacional desvalorizava para os 8.747,48 pontos, num altura em que 12 acções caíam, três subiam e cinco seguiam inalteradas.

A bolsa seguia assim em sentido contrário ao das congéneres europeias, que hoje beneficiavam da apresentação de resultados acima do esperado, como o banco ABN Amro e a Ericsson.

Para além deste factor, as praças europeias estavam a ser impulsionadas pela petrolíferas, numa altura em que o petróleo negociava acima dos 66 dólares em Londres e dos 68 dólares em Nova Iorque.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai reunir hoje e prevê-se que mantenha a produção nos 28 milhões de barris diários, contudo especula-se que a OPEP não terá capacidade de aumentar a oferta numa altura em que a tensão entre os EUA e a Europa com o Irão está a crescer devido ao programa nuclear do país.

Em Portugal, o Banco Comercial Português (BCP) [bcp] desvalorizava 0,41% para os 2,42 euros e o Banco BPI [bpin] caía 0,24% para os 4,15 euros. O Banco Espírito Santo (BES) [besnn] não escapava à tendência de queda observada no sector da banca nacional e recuava 0,45% para os 13,25 euros.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] cedia 0,37% para os 2,68 euros enquanto a Brisa [brisa] seguia estável nos 7,22 euros.

A contrariar a tendência de queda da bolsa nacional seguia a Jerónimo Martins [jmar] ao crescer 0,61% para os 13,15 euros.

A Impresa [ipr] mantém a liderança na lista de cinco acções com maior potencial de valorização para o Millennium bcp investimento, surgindo assim em primeiro lugar na lista com um potencial de subida de 21% face ao preço-alvo estabelecido pela casa de investimento de 6,10 euros, segundo a «newsletter» semanal do Activobank7.

As acções da empresa liderada por Pinto Balsemão cediam 0,4% para os 5,0 euros. A estação de televisão da Impresa, SIC, está a negociar com Benfica e Sporting a criação dos canais dos dois clubes no cabo, soube o Jornal de Negócios. A estação de Carnaxide, que ganhou a transmissão em sinal aberto do Mundial de Futebol 2006 e que está na corrida à aquisição dos direitos da Liga Betandwin.com, quer ser parceira na produção e realização dos conteúdos dos canais, fornecendo os meios necessários.

Outras Notícias