Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banif negoceia pela primeira vez abaixo de 1 cêntimo

As acções do Banif estiveram esta quinta-feira a negociar abaixo de um cêntimo, no dia em que foi noticiado que o BIC não tem interesse em investir no Banif.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 17 de Outubro de 2013 às 11:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 38
  • ...

As acções do Banif baixaram esta quinta-feira pela primeira vez na sua história a fasquia de um cêntimo. Este desempenho acontece no dia em que o Banco BIC adianta que não está disponível para entrar no banco liderado por Jorge Tomé.

 

O Banif cai 9,09%, para 0,01 euros, depois de já ter estado a desvalorizar 18,18%, para os 0,009 euros. Desde que começaram a negociar as novas acções do aumento de capital a um cêntimo, no final do mês de Julho, as acções estabilizaram em torno dos 1,1 cêntimos, mas nunca tinham baixado a barreira do cêntimo. O aumento de capital do banco foi realizado precisamente a 1 cêntimo. 

 

As acções estão a reagir à notícia de que o Banco BIC está indisponível para investir no Banif. A garantia foi dada pelo presidente do banco de capitais luso-angolanos, Farnando Teles, em entrevista à agência Lusa.

 

"Em Portugal, para já, estamos a solidificar. O Banif não é uma possibilidade porque não temos condições em termos de estrutura para adquirir o Banif", afirmou o banqueiro.

 

"Não vamos ser nós [o parceiro estratégico que o Banif procura], nesta fase. Nem com uma participação minoritária", sublinhou o presidente do BIC Angola.

 

O banco tem passado por várias fases de recapitalização, para cumprir os requisitos de capital e diluir a participação do Estado no banco, que injectou 1,1 mil milhões de euros estatais na instituição financeira, no início do ano.

 

O Banif arrecadou 70,8 milhões de euros na mais recente fase do plano de capitalização, que ficou concluída no início desta semana. Esta operação consistiu numa operação pública de troca, em que o banco se propôs a trocar valores mobiliários por acções cotadas em bolsa.

 

O banco ainda tem mais um passo a dar para concluir o plano de capitalização em que tem de arrecadar 450 milhões de euros. Com a operação de troca concluída esta segunda-feira, o Banif conseguiu arrecadar 312,7 milhões de euros. Ficam ainda a faltar 137,3 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Banif capitalização BIC
Outras Notícias