Bolsa Banif dispara 27% após perder mais de metade do valor em cinco sessões

Banif dispara 27% após perder mais de metade do valor em cinco sessões

Acções dão sinais de recuperação do tombo sofrido nas últimas sessões, depois do banco ter sido penalizado pelo aumento de capital que está em curso.
Banif dispara 27% após perder mais de metade do valor em cinco sessões
Nuno Carregueiro 17 de julho de 2013 às 08:34

As acções do Banif registaram uma valorização máxima de 26,83% no arranque da sessão, para 5,2 cêntimos, com os títulos a recuperarem das fortes quedas sentidas nas sessões anteriores. Com mais de 2 milhões de títulos transaccionados nos primeiros minutos da sessão, o Banif segue com um ganho mais contido de 17,07% para 4,8 cêntimos.

 

Na terça-feira as acções fecharam a sessão sem variação, nos 4,1 cêntimos, depois de cinco sessões seguidas sempre a perder terreno. Nesse período os títulos caíram 52% e ontem tocaram em mínimos históricos abaixo de 4 cêntimos.

 

Apesar destas fortes quedas, o valor dos títulos encontra-se bem acima do preço de subscrição do aumento de capital que o banco está a realizar. Iniciou na segunda-feira o período de subscrição de 10 mil milhões de novas acções, a 1 cêntimo cada uma, numa operação em que o banco liderado por Jorge Tomé pretende encaixar 100 milhões de euros.

 

Foi precisamente o arranque desta operação que tem pressionado o valor dos títulos. O aumento de capital não é reservado a accionistas, pelo que não pressupõe qualquer ajuste técnico no valor dos títulos, pelo que a cotação dos títulos em bolsa é directamente comparável com o preço da oferta pública de subscrição.

 

Caso a operação seja bem-sucedida, o banco precisará ainda de angariar 250 milhões de euros de capital para cumprir o plano acordado com o Estado, que injectou 1.100 milhões de euros na instituição.

 

O prazo de subscrição das acções estende-se desde segunda-feira, 8 de Julho, até 19 de Julho. A 22 de Julho são conhecidos os resultados. Depois, a 26 do mesmo mês, inicia-se o período de subscrição de obrigações, que se prolonga até 29 de Julho. Nesse dia deverão ser conhecidos os resultados.

    

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI