Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bankia cai mais de 22% e arrasta Ibex para o vermelho (act.)

O mercado espanhol está a ser penalizado pelos títulos do sector bancário, em especial, pelo Bankia que recua mais de 22%. O banco solicitou na sexta-feira uma ajuda estatal de 19 mil milhões de euros.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 28 de Maio de 2012 às 09:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O mercado espanhol cai 0,83% para os 6.489 pontos penalizado pelos títulos do Bankia, Santader e BBVA. A forte queda do Bankia está a arrastar os restantes títulos do sector bancário para o vermelho. As acções do banco já estiveram a perder 29,30% e seguem agora a cair 22,93% para 1,21 euros.

As acções do banco estiveram suspensas na sexta-feira e esta é a primeira sessão após o Conselho de Administração ter solicitado uma ajuda estatal de 19 mil milhões de euros.

No total, o banco vai receber do Estado 23,5 mil milhões de euros, já que em Março de 2011, o Banco Financiero y de Ahorros (BFA), que detém o Bankia, tinha pedido um empréstimo de 4,465 milhões de euros ao Fundo de Reestruturação Ordenada da Banca (FROB). Este é o maior resgate da história financeira espanhola, superando em duas vezes e meia o total dos resgates já efectuados pelo Estado espanhol.

Os restantes títulos do sector bancário espanhol também seguem em terreno negativo. O Santander cai 1,12% para os 4,503 euros e o BBVA recua 1,22% para os 4,87 euros.

Bancos de investimento cortam preço-alvo do Bankia

O Nomura e o JP Morgan já reagiram ao pedido de ajuda estatal realizado na sexta-feira pela administração do banco espanhol. O banco de investimento japonês baixou o preço-alvo de 1,10 para 0,20 euros, enquanto o norte-americano cortou o "target" de 1,70 para 0,31 euros.

O corte tem ainda em consideração a revisão de contas de 2011. A gestão do banco reviu os resultados do ano passado e concluiu que a instituição registou elevados prejuízos e não lucros como tinha sido inicialmente anunciado.
Ver comentários
Saber mais bankia ibex
Outras Notícias