Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bankinter aumentou exposição ao mercado de ações e olha com otimismo para os EUA

O departamento de gestão de ativos do banco espanhol com operações em Portugal mostrou-se otimista com o futuro das ações nos Estados Unidos e na Europa Continental, apesar do risco provocado pela segunda vaga de infeções de coronavírus.

A carregar o vídeo ...
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 23 de Setembro de 2020 às 14:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O Bankinter Gestão de Ativos aumentou a sua exposição ao mercado de ações em junho deste ano, mostrando boas perspetivas para o futuro a curto-prazo dos índices em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde a capitalização bolsista poderá ser um elemento chave, e na Europa continental. 

"Aumentamos a nossa exposição a ações em meados de junho, passando de sub-exposição para neutral, apesar da incerteza e volatilidade no curto prazo. Esta decisão é suportada pela melhoria dos indicadores avançados da economia mundial, bem como pela qualidade dos resultados empresariais nos Estados Unidos e na Europa", diz Nuno Salvador, da Bankinter Gestão de Ativos.

Salvador assumiu que "em termos geográficos, estamos mais otimistas para o comportamento do mercado acionista norte-americano, face ao seu maior peso na capitalização bolsista. Os seus modelos de negócios beneficiam com as alterações provocadas pela pandemia e beneficia também com o enfraquecimento do dólar". 

Num vídeo de análise à prestação dos mercados no segundo quadrimestre de 2020, o gestor recorda como "todos os ativos de risco, desde as ações até às matérias-primas, viveram uma autêntica montanha-russa" este ano, com as grandes quedas e posterior recuperação suportada pelo setor tecnológico. 

"Este ano tem demonstrado que, quem não sucumbiu às emoções das notícias negativas e do negativismo a curto prazo e se manteve investido, ou até mesmo quem reforçou a sua exposição aos mercados, conta com uma posição financeira igual ou superior à que detinha antes do início da pandemia", refere o gestor.

Aconselha que "para ganhar dinheiro nos mercados é preciso estar investido, sempre e a longo prazo. O 'compra e vende', o tudo ou nada, a tentativa de tentar acertar no melhor momento do mercado  dá invariavelmente mau resultado. E 2020 está a provar isso mesmo".

Contudo, o "ressurgimento recente de novo contágio aumentou as preocupações e é neste momento o principal risco para a nossa visão de mercados. Acreditamos, no entanto, que com taxas de mortalidade muito mais baixas e com os países melhor preparados para lidar com os casos mais críticos, será possível evitar confinamentos sociais e económicos mais abrangentes". 

Ver comentários
Saber mais Bankinter Gestão Ativos Wall Street Estados Unidos Europa economia negócios e finanças mercado e câmbios macroeconomia bolsa política economia (geral) mercado financeiro
Mais lidas
Outras Notícias