Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP afunda mais de 8% após estimativas de reforço de capital

O BCP deslizou mais de 8% em bolsa esta quarta-feira, a reflectir essencialmente uma nota de análise do Haitong, que prevê que o banco possa ter de reforçar o seu capital em até 3,9 mil milhões de euros.

Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 13 de Julho de 2016 às 16:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...

As acções do BCP fecharam a sessão a cair 8,80% para 0,0197 euros, sendo a primeira vez em cinco dias em que se verificou uma descida do preço das acções do banco liderado por Nuno Amado.

 

A contribuir para este comportamento terá estado uma nota de análise divulgada esta quarta-feira, 13 de Julho, pela Haitong, onde a casa de investimento cortou em mais de 80% a avaliação do banco. A justificar esta decisão estão as necessidades de capital previstas pela Haitong.

A Haitong estima que o BCP necessite de reforçar o seu capital entre 2,2 e 3,9 mil milhões de euros. Um valor bastante superior ao "potencial aumento de capital de 1,4 mil milhões de euros", que o Haitong considera que já está descontado na cotação do BCP.

 

Esta previsão da Haitong levou a um corte substancial do preço-alvo que a casa de investimento tinha para o banco liderado por Nuno Amado. A avaliação passou de 0,10 euros para 0,02 euros.

 

O novo preço-alvo estabelecido pela Haitong representava um potencial de queda das acções de 7,4% tendo em consideração o valor de fecho dos títulos na sessão de terça-feira (0,0216 euros).

 

As acções do BCP registaram um volume acima da média, tendo sido negociados 429,72 milhões de títulos durante toda a sessão, o que compara com a média diária de 413,48 milhões de euros registada nos últimos seis meses.

 

O BCP tem estado sob pressão essencialmente devido aos rumores relacionados com um potencial aumento de capital, com a possível compra do Novo Banco e o Brexit. Desde o início do ano, as acções do banco acumulam uma queda de 59,5%.

Ver comentários
Saber mais BCP Nuno Amado banca research análise bolsa
Outras Notícias