Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP cai perto de 3% e é maior descida em dia negativo em Lisboa (act.)

A descida da Jerónimo Martins foi insuficiente para combater o ganho da Sonae, numa sessão em que os principais bancos do índice nacional encerraram a perder mais de 1%. O PSI-20 está em mínimos de mais de um mês. Na Europa, o dia foi igualmente de perdas.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 14 de Novembro de 2012 às 16:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A praça de Lisboa encerrou hoje em terreno negativo a acompanhar o desempenho das congéneres europeias. Das 20 cotadas que compõem o índice, 14 perderam terreno e empurraram-no para o valor mais baixo desde 2 de Outubro.

O PSI-20 encerrou nos 5.273,90 pontos, ao recuar 0,46%, no dia em que foi divulgado que o produto interno bruto português cedeu 3,45 no terceiro trimestre, aprofundando a contracção de 3,2% no trimestre anterior.

O Stoxx Europe 600 cedeu 0,7%, num dia em que as perdas dos principais mercados foram em torno de 0,50%. Na Europa, a divulgação de uma contracção de 7,2% do PIB grego trouxe algum pessimismo para os mercados, já que torna mais difícil o cumprimento das metas definidas pelo governo helénico.

Além disso, a produção industrial da Zona Euro recuou 2,5%, num dado em que Portugal apresentou a segunda maior descida (12%).

Alguns resultados de grandes empresas do Velho Continente falharam as estimativas dos analistas, o que foi também determinante para o dia vermelho nas bolsas.

BES cai depois de apresentar resultados melhores do que o esperado

Por cá, o BCP marcou a maior descida do PSI-20, ao perder 2,78% para os 7 cêntimos.

O BES caiu 1,38% para os 0,789 euros, depois de ontem ter apresentado uma quebra de 47% do resultado líquido para 90,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que foi uma descida inferior à esperada. Ainda hoje o BPI Equity Research, unidade de investimento do BPI, escreveu que o banco liderado por Ricardo Salgado é o “navio perfeito para aproveitar a recuperação portuguesa”.

Já o BPI perdeu 0,85% para os 0,813 euros, estando a cair há quatro sessões. Nos últimos 10 dias, o banco liderado por Fernando Ulrich cedeu em oito sessões.

JM cai pela quarta vez em cinco dias, Sonae sobe depois de três quedas

Apesar de registar uma descida menos acentuada do que o do BCP ou BES, o peso da Jerónimo Martins no desempenho do índice fez com que a retalhista fosse a principal responsável pela queda do mercado nacional. A dona dos supermercados Pingo Doce resvalou 0,94% para terminar o dia nos 13,755 euros. É a quarta descida em cinco sessões.

A concorrente Sonae, proprietária do Continente, somou 1,40% para os 0,579 euros, subindo depois de três sessões a perder terreno.

PT cai apesar de "bons" resultados da Oi

Nas telecomunicações, o dia foi misto. A Portugal Telecom recuou 0,80% para os 3,734 euros, depois de a participada no Brasil Oi ter apresentado resultados “bons” e em “linha com muitas das expectativas”, na opinião de João Zorro, director de investimentos da ESAF. A Oi obteve resultados líquidos de 724 milhões de reais (275 milhões de euros) nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 88% em termos homólogos.

A Sonaecom também perdeu 1,43% para os 1,38 euros, ao passo que a Zon Multimédia ganhou 0,47% e está agora nos 2,565 euros.

Na energia, a EDP somou 0,05% para os 1,959 euros, ao passo que a EDP Renováveis recuou 0,29% para os 3,787 euros. A Galp Enegia perdeu uns ligeiros 0,12% para negociar nos 12,01 euros. A petrolífera assinou hoje, com a Petrobras e a BG, um acordo para a construção de uma plataforma na Bacia de Santos, no Brasil. A capacidade de processamento de 150 mil barris diários de crude.

A Sonae Indústria, que apresenta resultados na sexta-feira, ficou inalterada nos 0,50 euros. A previsão do CaixaBI aponta para prejuízos de 27,4 milhões de euros no terceiro trimestre, o que representa uma melhoria face aos 54 milhões de euros obtidos em igual período do ano passado.

(Notícia actualizada com mais informações às 16h55)


Ver comentários
Saber mais Euronext NYSE Euronext PSI-20 Galp BCP BES bolsa de Lisboa
Outras Notícias