Bolsa BCP em mínimos históricos deixa-se ultrapassar pelo BPI em bolsa

BCP em mínimos históricos deixa-se ultrapassar pelo BPI em bolsa

As acções do BCP fecharam em forte quebra, tirando perto de 200 milhões de euros à capitalização bolsista do banco em apenas uma sessão e colocando-o atrás do BPI. O banco liderado por Fernando Ulrich vale agora mais 70 milhões que o rival.
BCP em mínimos históricos deixa-se ultrapassar pelo BPI em bolsa
Bruno Simão/Negócios
Patrícia Abreu 01 de junho de 2016 às 19:01

O BPI já é mais valioso em bolsa do que o BCP. O banco liderado por Fernando Ulrich tem agora uma capitalização bolsista superior à do BCP em cerca de 70 milhões de euros, uma mudança de posições que ocorre na sequência da forte desvalorização registada pelas acções do BCP. Apenas na sessão de hoje o banco tombou quase 11% para mínimos históricos.


Há quase um ano que o BCP não vivia uma sessão tão negativa. O banco tombou 10,86% para 0,0273 euros, igualando o mínimo histórico registado pela instituição em 2012. Esta queda tirou 194,8 milhões à capitalização bolsista do BCP em apenas um dia, com a instituição agora avaliada em 1.611,8 milhões de euros, 68 milhões abaixo do BPI.


O BPI está actualmente avaliado em 1.679,8 milhões de euros. O banco também não foi poupado às descidas na última sessão, mas tem caído significativamente menos. Fechou a ceder 1,03% para 1,153 euros.


O sector financeiro europeu, em especial a banca no Sul da Europa, tem sido penalizado pela instabilidade nos mercados accionistas e pela aumento de capital anunciado pelo espanhol Banco Popular, uma operação que veio alertar os investidores para os riscos no sector.

O Goldman Sachs procurou os bancos mais "vulneráveis" a comparações com o espanhol Banco Popular, colocando o BCP entre as entidades consideradas mais expostas.


Além dos receios em torno do sector, o BCP foi ainda penalizado pela exclusão do MSCI Global, uma decisão que teve efeito esta quarta-feira, 1 de Junho. No âmbito da revisão semestral, a MSCI afastou os títulos do banco português do "MSCI Global", relegando as acções para o índice das pequenas capitalizações.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI