Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa de Atenas desvaloriza 2% em dia de Eurogrupo e Cimeira Europeia

O sector financeiro é o maior responsável pela descida da bolsa de Atenas, num dia em que as atenções do mercado estão focadas em Bruxelas, onde vai decorrer um novo Eurogrupo e a Cimeira Europeia. Os juros da dívida grega a dois anos sobem menos de 20 pontos.

50º - Grécia (57º em 2014)
Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 25 de Junho de 2015 às 09:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A bolsa de Atenas, que iniciou a sessão a perder 0,5%, já acentuou a tendência negativa, seguindo nesta altura com uma desvalorização de 2,04%.  

Esta quinta-feira, 25 de Junho, é apontada como mais um dia decisivo para Atenas. Ontem, o Eurogrupo foi suspenso apenas uma hora depois de ter começado, e reagendado para hoje às 12 horas de Lisboa. Nesta reunião, os ministros das Finanças do euro deverão intensificar as negociações com o Governo grego, com o objectivo de levarem um acordo para a Cimeira Europeia, marcada para as 15 horas.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, está reunido esta manhã com os líderes das instituições credoras para acertarem posições.

Na bolsa de Atenas, o sector financeiro é um dos que mais pressiona a evolução do principal índice. O FTSE/Athex Bank Index, o índice que reúne os maiores bancos do país, desliza 4,23%. As maiores descidas são protagonizadas pelo Eurobank Ergasias, que perde 4,38%. O National Bank of Greece recua 3,51% e o Alpha Bank cai 3,15%.

Os receios em torno do impasse nas negociações têm hoje um impacto limitado no mercado de obrigações do país. Os juros da dívida a dois anos sobem 16,4 pontos base para 22,567% enquanto as ‘yields’ associadas à dívida a quatro anos descem 3,9 pontos base para 15,707%. 

Ver comentários
Saber mais Atenas Eurogrupo Cimeira Europeia Alexis Tsipras Athex Bank Index Eurobank Ergasias Alpha Bank política economia negócios e finanças
Mais lidas
Outras Notícias