Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional no vermelho em linha com a Europa

O PSI-20 começou a semana a negociar em queda, registando uma desvalorização ligeira, em linha com as principais praças europeias. Acções do BCP e da EDP são das que mais penalizam o índice nacional.

A carregar o vídeo ...
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 28 de Agosto de 2017 às 08:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 43
  • ...

A bolsa de Lisboa arrancou a sessão desta segunda-feira, 28 de Agosto, em queda. O PSI-20 cede 0,03% para 5.164,55 pontos, com sete cotadas em queda, sete em alta e cinco inalteradas. Entre as restantes praças europeias, o sentimento é também para já de perdas.

Este comportamento das acções europeias tem lugar depois de ter, no último sábado, terminado o simpósio de Jackson Hole, nos Estados Unidos. No encontro estiveram presentes os principais banqueiros centrais do mundo. Os investidores aguardaram com expectativa os discursos quer de Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos EUA, quer de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu. Nenhum dos dois responsáveis fez declarações de relevo quanto ao rumo da política monetária nos dois blocos económicos.

Mario Draghi, que não deu indicações sobre o processo de retirada do programa de compra de activos, defendeu que a inflação na Zona Euro ainda não é sustentada, não está na meta pretendida e que o BCE tinha de manter a guarda e continuar vigilante. Já Janet Yellen não falou sobre a evolução das taxas de juro nos EUA, o que foi suficiente para o dólar perder valor, levando o euro a renovar máximos de Janeiro de 2015.

A marcar o dia nos mercados está também o arranque de uma nova ronda de negociações dos termos para efectivar o Brexit, que deverá terminar a 31 de Agosto.

Em Lisboa, destaque para as acções do BCP e da EDP. As acções do banco liderado por Nuno Amado descem 0,58% para 22,45 cêntimos. O Montepio desliza 0,30% para 99,5 cêntimos.

Na energia, a EDP desvaloriza 0,19% para 3,21 euros. A EDP Renováveis ganha 0,40% para 6,85 euros e a Galp Energia avança 0,15% para 13,775 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo estão a descer nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, cede 0,10% para 52,36 dólares por barril.

A Jerónimo Martins ganha 0,06% para 16,66 euros. E a Sonae aprecia 0,52% para 97,5 cêntimos.

A Nos valoriza 0,11% para 5,363 euros.

A Pharol, que hoje apresenta as suas contas semestrais, segue inalterada nos 32 cêntimos por acção.

Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 BCP Jerónimo Martins EDP
Outras Notícias