Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional sobe com resultados de cotadas e Fed a impulsionarem

A bolsa nacional iniciou a sessão em alta, com a banca em destaque, num arranque de dia positivo na Europa, que está a ser sustentado pelos resultados de cotadas superiores ao esperado e pelas indicações deixadas pela Fed.

A carregar o vídeo ...
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 29 de Outubro de 2015 às 08:05
  • Partilhar artigo
  • 15
  • ...
O PSI-20 sobe 0,70% para 5.407,24 pontos, com 14 cotadas em alta, duas em queda e duas inalteradas. Entre os congéneres europeus a tendência é idêntica, com os investidores a reflectirem os resultados apresentados por várias cotadas, e cujos números superaram as previsões, e as indicações deixadas pela Reserva Federal (Fed) dos EUA, que decidiu manter a taxa de juro de referência para o país, numa altura em que a inflação e o desemprego ainda deixam a desejar

Na praça lisboeta o sentimento também é positivo, contagiado pelo resto da Europa e pelos resultados apresentados também pelas cotadas nacionais. Na quarta-feira ao final do dia foi a vez do BPI reportar lucros superiores ao esperado, e esta quinta-feira foi a vez da Portucel revelar os seus números dos primeiros nove meses.

O banco liderado por Fernando Ulrich alcançou lucros de 151 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, acima do prejuízo superior a 140 milhões registado um ano antes, superando as estimativas dos analistas consultados pela Reuters que apontavam para um lucro de 115,2 milhões de euros. As acções do BPI sobe 2,03% para 1,105 euros.

Ainda na banca, o BCP também está a subir 2,32% para 5,29 cêntimos e o Banif, que tem descido para mínimos históricos, está a ganhar 4,55% para 0,23 cêntimos. 

 

Já a Portucel terminou os primeiros nove meses com um resultado líquido 6,6% superior, terminando o período com um lucro de 141,9 milhões de euros. Isolando o terceiro trimestre, a Portucel registou um lucro de 41,5 milhões, um valor que fica aquém das estimativas dos analistas consultados pela Reuters e que apontavam para um resulta médio de 44 milhões de euros. Os títulos da Portucel crescem 0,94% para 3,67 euros.

A Semapa, accionista da Portucel, está a apreciar 1,26% para 12,83 euros. 

Ainda no sector do papel, a Altri segue estável nos 4,227 euros.

A energia está também a contribuir para a subida da bolsa, com a EDP, que reporta ainda hoje os resultados dos primeiros nove meses do ano, a ganhar 0,48% para 3,353 euros. Variação idêntica está a registar a EDP Renováveis, negociando nos 6,30 euros. A empresa liderada por Manso Neto revelou ontem que aumentou os lucros de 52,9 milhões de euros para 99,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Entretanto a cotada revelou ainda que vai receber 110 milhões com a chegada dos activos do maior consórcio eólico nacional. Portugal vai ganhar mais parques eólicos até 2018. E há mais negócios com chineses até ao final do ano.

Ainda na energia, a Galp cresce 0,57% para 9,82 euros.

(Notícia actualizada com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Bolsa PSI-20 Euronext Portucel BPI
Outras Notícias