Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa: Resultados das cotadas compensam impasse no Orçamento

A bolsa nacional valoriza 1,63% e transacciona próximo dos níveis em que negociava antes ser anunciado o impasse nas negociações para o Orçamento do Estado. A impulsionar estão os resultados da Galp, Jerónimo Martins e Portucel.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 28 de Outubro de 2010 às 11:45
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
O índice PSI-20 avança para os 8.056,66 pontos, com 20 cotadas em alta, enquanto as restantes praças europeias negoceiam em alta de mais de 0,5%, animadas pelos resultados de cotadas e com a melhoria da confiança de consumidores e empresários da Zona Euro, divulgada hoje pela União Europeia.

Ontem o PSI-20 recuou mais de 1%, anulando a subida que registava de manhã, depois de ser conhecido que tinham terminado sem sucesso as negociações entre o Governo e o PSD para viabilizar o Orçamento.

Hoje o sentimento é o oposto, com a praça portuguesa a beneficiar com os resultados favoráveis apresentados por diversas empresas.

Por cá, a cotada que mais impulsiona é a Jerónimo Martins, que dispara 7,56% para 10,95 euros, depois de ter fixado um novo máximo histórico nos 10,955 euros, animada pelos resultados que apresentou esta manhã. Os resultados foram considerados “muito melhores do que esperado” pelos analistas do BPI Equity Research,

Também a impulsionar está a Galp Energia, que também apresentou resultados e avança 1,62% para 13,495 euros. O resultado que a petrolífera apresentou reflecte o “bom desempenho de todos os segmentos do negócio”, mas o crescimento de 48,5% dos lucros dos primeiros nove meses do ano, tem a ver com o impacto que um incidente na refinaria de Sines teve nos resultados de 2009.

É que como os números de 2009 servem de base de comparação homóloga, o incidente, cujas consequências foram resolvidas há mais de um ano, ainda afecta o desempenho relativo dos resultados.

Destaque ainda para a Portucel, cujas acções valorizam 3,14% para 2,395 euros, depois de ter apresentado resultados que o BPI Equity Research classificou como “fora de série”. Os lucros da Portucel cresceram quase 113% no terceiro trimestre, em termos homólogos. A Semapa, que detém o controla da papeleira e vai apresentar resultados hoje, avança 2,112% para 8,415 euros.

Também entre as que mais impulsionam está a EDP, que ascende 0,79%para 2,695 euros, enquanto a sua participada EDP Renováveis aprecia 0,29% para 4,173 euros. A concessionária de auto-estradas, Brisa, também está entre as que mais impulsionam, ao ganhar 1,55% para 5,433 euros



Ver comentários
Saber mais bolsa psi-20 acções orçamento
Outras Notícias