Notícia
Bolsa segue alta da Europa após dado positivo na China
Crescimento da actividade industrial na China e menores receios com um possível ataque militar na Síria estão a provocar ganhos acima de 1% nos principais índices accionistas europeus.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...
A Bolsa nacional abriu em alta, em linha com as principais praças europeias, que estão a ser animadas por um dado económico positivo que foi divulgado na China e pelo facto de não estar iminente um ataque militar na Síria.
O PSI-20 avança 0,68% para 5.847,36 pontos, com 13 cotadas em alta, três em baixa e quatro inalteradas. Nas principais praças europeias os ganhos são mais acentuados, com os índices a avançarem mais de 1%, beneficiando com a divulgação de um crescimento da actividade industrial na China, que avançou para máximos de 16 meses, reforçando a confiança dos investidores na recuperação da economia a nível global.
O índice que mede a actividade industrial chinesa aumentou para 51 pontos no mês passado e bateu as estimativas dos economistas, contribuindo para o optimismo dos investidores, com este indicador a reforçar a expectativa de uma recuperação da economia mundial.
A contribuir para os ganhos está ainda a diminuição dos receios em torno de uma intervenção militar na Síria, depois do Reino Unido ter vetado uma acção no país e do presidente americano, Barack Obama, ter adiantado que vai pedir aprovação ao Congresso para uma intervenção.
A banca lidera os ganhos na praça portuguesa, com o BCP a subir 1,04% para 0,097 euros, o BES a ganhar 1,76% para 0,808 euros e o Banco BPI a avançar 1,4% para 0,939 euros.
Entre pesos pesados a tendência é também positiva. A Galp Energia valoriza 0,67% para 12,82 euros, a Jerónimo Martins sobe 0,65% para 14,785 euros e a EDP ganha 0,49% para 2,687 euros.