Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas asiáticas em alta com expectativas mais optimistas para economia

Divulgação de dados económicos animadores e decisões dos bancos centrais para manter estímulos animam a negociação.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 02 de Agosto de 2013 às 07:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As praças asiáticas estão a ganhar terreno, com o índice da região a interromper a primeira queda semanal desde Junho, depois de terem sido divulgados dados económicos animadores e de os principais bancos centrais mundiais terem decidido manter a sua política de estímulos inalterada.

 

O nipónico Nikkei cresceu 3,11%, para 14.441,33 pontos, enquanto o Topix ganhou 2,64%, para 1.194,05 pontos. Já o MSCI Ásia Pacífico valoriza 0,8%, reduzindo para 0,6% a desvalorização acumulada durante a semana.

 

A impulsionar a negociação estão as perspectivas mais optimistas para o andamento da economia global, depois da produção industrial nos EUA, China e Europa terem avançado mais do que as estimativas no mês de Julho, ao mesmo tempo que os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caíram para um mínimo de cinco anos.

 

A marcar a negociação estiveram ainda as reuniões de política monetária durante a semana. Depois de a Reserva Federal dos EUA ter adiantado que vai manter os estímulos, esta quinta-feira Mario Draghi, presidente do BCE, reafirmou que vai manter juros baixos por um longo período de tempo.

 

“O Conselho de Governadores confirma que espera que as taxas centrais do BCE permaneçam nos actuais níveis ou mais baixos por um longo período de tempo”, afirmou na conferência de imprensa de ontem, repetindo a garantia que havia dado, pela primeira vez, há um mês de manutenção da orientação da política monetária por um período de tempo que não quis quantificar, mas que ultrapassa os 30 dias seguintes como sempre havia acontecido até agora e será com certeza de vários meses.

 

As acções das empresas exportadoras lideraram os ganhos, com a Honda Motor, que realiza 83% das suas vendas fora do Japão, a subir 1,9%. Ainda no sector automóvel, a Toyota valorizou 2,7%.

Ver comentários
Saber mais Bolsas Ásia Japão Nikkei Topix MSCI
Outras Notícias