Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias registam maior subida das últimas três semanas

O Stoxx600 - índice de referência para a Europa - subiu mais de 1% esta segunda-feira, a maior valorização em quase três semanas. As bolsas europeias preparam-se para completar o melhor trimestre desde 2009.

Investidores reagem com alguma apreensão ao resultados das eleições na Grécia no início da sessão
Reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 30 de Março de 2015 às 18:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As bolsas europeias encerraram em alta esta segunda-feira, 30 de Março, pela segunda sessão consecutiva, preparando-se para completar o melhor trimestre desde 2009.

 

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, avançou 1,09% para 399,84 pontos, a maior subida em quase três semanas. As maiores valorizações foram protagonizadas pelo principal índice alemão, o DAX, com uma subida de 1,84% e pelo francês CAC40, que avançou 0,98%. Pelo contrário, a subida mais tímida foi da bolsa portuguesa, que somou apenas 0,07%.

 

A animar os investidores estiveram as garantias dadas nos últimos dias pelos bancos centrais, que fizeram crescer a expectativa de que irão continuar a apoiar a economia.

 

Na sexta-feira passada, a presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou que a autoridade monetária deverá começar a subir os juros este ano, mas de uma forma "gradual". Já o governador do banco central da China disse, este domingo, que o governo poderá tomar mais medidas para estimular a segunda maior economia do mundo.

 

"Os comentários de Yellen e do Banco da China impulsionaram o mercado de acções novamente", explicou, em declarações à Bloomberg, Teis Knuthsen, director de investimento da unidade de banca privada do Saxo Bank, em Hellerup, Dinamarca. "Temos uma política monetária fortemente acomodatícia em todo o mundo, e a economia global está a fortalecer-se. Os mercados de acções ainda parecem muito saudáveis mesmo depois de um trimestre tão forte. A correcção a que assistimos na semana passada está a provar ser de muito curta duração".

 

O volume de acções do Stoxx600 transaccionadas esta segunda-feira foi 23% inferior à média dos últimos 30 dias.  

 

Os sectores da banca e da saúde foram os que mais impulsionaram os índices. Destaque para a Novartis, que subiu 1,7% depois de ter anunciado uma aliança multianual de pesquisa e desenvolvimento com a Aduro Biotech e de ter comprado uma participação na empresa.

 

 

O sector da banca avançou 1,5% com o Sabadell e o Raiffeisen Bank a subirem mais de 6,9%. 

 

 

Ver comentários
Saber mais Europa macroeconomia Janet Yellen China economia negócios e finanças bolsas Europa
Outras Notícias