Bolsa BPI prevê que BCP diminua prejuízos e aumente margem financeira

BPI prevê que BCP diminua prejuízos e aumente margem financeira

O BCP deverá registar prejuízos de 44 milhões de euros no segundo trimestre de 2014, antecipa o BPI. O banco de investimento prevê um aumento da margem financeira do banco. O BCP apresenta os seus resultados na próxima segunda-feira, 28 de Julho.
BPI prevê que BCP diminua prejuízos e aumente margem financeira
Negócios 22 de julho de 2014 às 12:54

O BCP deverá ter registado prejuízos de 44 milhões de euros no segundo trimestre de 2014. Este valor supera as perdas registadas no primeiro trimestre do ano (41 milhões de euros) mas fica muito abaixo dos prejuízos do período homólogo (338 milhões de euros).  

 

O banco de investimento estima que as receitas operacionais atingiram os 504 milhões de euros, um aumento de 42% face aos 358 milhões de euros registados no mesmo período de 2013.

 

A margem financeira – diferença entre os juros cobrados e os juros recebidos - deverá ter aumentado 26% para 253 milhões de euros, "beneficiando da redução do financiamento do sector do retalho e pela devolução de 400 milhões de euros de parte do empréstimo do Estado. A nota de análise do BPI aponta ainda para uma "descida de 6% do volume de empréstimos entre o segundo trimestre de 2013 e 2014 e para uma queda de 1% em cadeira". As comissões deverão ter aumentado 9% face ao período homólogo de 2014.

 

Os custos com o pessoal mantiveram-se praticamente inalterados entre o primeiro e o segundo trimestre de 2014. "Só no segundo semestre do ano é que serão visíveis os efeitos do acordo com os trabalhadores" para redução dos custos, assinado em Dezembro de 2013, antecipa o analista Carlos Peixoto.   

 

A unidade de "research" mantém a recomendação de "comprar" para as acções do BPI. O "preço-alvo" é de 17 cêntimos atribuindo um potencial de valorização de 68,5% sobre a cotação actual de 10,09 cêntimos.  

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI