Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI em «ex-dividendo» pressiona bolsa

A Euronext Lisbon seguia pouco alterada, com a subida das acções da EDP a ser contrariada pela queda do Banco BPI. O PSI-20 descia 0,01%, numa sessão em que o banco liderado por Fernando Ulrich desce mais de 1%, com as acções a negociarem sem direito ao d

Paulo Moutinho 03 de Maio de 2006 às 11:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Euronext Lisbon seguia pouco alterada, com a subida das acções da EDP a ser contrariada pela queda do Banco BPI. O PSI-20 descia 0,01%, numa sessão em que o banco liderado por Fernando Ulrich desce mais de 1%, com as acções a negociarem sem direito ao dividendo.

O índice principal [psi20] descia para os 10.053,83 pontos, com nove das vinte cotadas que compõem o PSI-20 a valorizar, sete em queda e quatro cotadas sem variação.

A EDP [edp] era a cotada que mais impulsionava o índice, com a eléctrica a valorizar 0,64% para os 3,15 euros, com mais de oito milhões de títulos transaccionados.

Também a contribuir os ganhos estava a Brisa [brisa] que apreciava 1,2% para os 8,45 euros, e a cimenteira Cimpor [cimp] que avançava 1,24% para os 5,72 euros.

A Portugal Telecom [ptc], que anunciou ontem que vai pagar o dividendo de 0,475 euros por acção a partir de 19 de Maio, valorizava 0,1% para os 10,06 euros, enquanto que a subsidiária, a PT Multimédia [ptm] ganhava 2,07% para os 9,85 euros.

No Grupo Sonae, a Sonae SGPS [son] apreciava 0,75% par aos 1,34 euros e a tecnológica Sonaecom [snc], que ontem apresentou uma queda nos lucros do primeiro trimestre de 96,8% para os 100 mil euros, seguia inalterada nos 4,27 euros.

Segundo a edição de hoje do «Jornal de Negócios», a oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a Portugal Telecom (PT) custou mais de 2,8 milhões de euros à Sonaecom nos primeiros três meses de 2006. Citando as informações dadas por Luís Reis, administrador executivo da Sonaecom, na «conference call» com os analistas, os custos avançados pela empresa são apenas exteriores, já que os encargos com pessoal afecto à OPA foram abatidos directamente na conta de resultados.

Na banca, o Banco BPI [bpin] caía 1,85% para os 5,85 euros, uma queda justificada por os títulos da instituição liderada por Fernando Ulrich estarem hoje a negociar em período de «ex-dividendo», ou seja, as acções da instituição estão a ajustar ao dividendo de 0,12 euros estipulado na AG do banco. Apesar do ajuste, os títulos do BPI estão a cotar acima do valor teórico de 5,84 euros e acima da contrapartida da OPA do BCP, de 0,12 euros por acção.

O BCP [bcp] seguia sem variação nos 2,40 euros e o Banco Espírito Santo [besnn], depois de ter subido quase 1,5% na sessão de ontem, seguia a desvalorizar 0,77% para os 11,61 euros.

A Mota-Engil [egl], cujo desempenho em bolsa está a despertar interesse do outro lado do Atlântico, sendo uma das principais apostas de investimento do fundo norte-americano M2Capital, ganhava 0,9% para os 4,46 euros.

Segundo o responsável do fundo, a administração da construtora tem feito um «trabalho fantástico» e acrescenta que a Mota-Engil tem um valor «enorme» que está a ser ignorado pelos investidores em Portugal, avança a edição de hoje do «Jornal de Negócios».

Em queda estava a Jerónimo Martins [jmar]. A retalhista desvalorizava 0,49% para os 14,22 euros, depois de ter anunciado que registou um resultado líquido de 17,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um valor que se situa 3% acima do verificado no período homólogo e em linha com as previsões mais baixas dos analistas.

Nos «media», a Impresa [ipr] seguia sem variação nos 5,04 euros. A empresa detentora da estação de televisão SIC, volta a surgir como a acção com maior potencial de subida, considerando o preço-alvo de 6,10 euros estabelecido pelo Millennium bcp investimento e os 5,08 euros (preço de fecho da acção na sexta-feira), os títulos têm uma valorização potencial de 20%.

A Media Capital [mcp] descia 0,12% para os 8,09 euros, enquanto a Cofina [cofi] apreciava 0,5% para os 4,04 euros.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias