Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM suspende acções do Banif à espera de notícias sobre a venda

As acções do Banif vão estar suspensas "até à prestação de informação relevante relativa ao processo de venda voluntária do mesmo". O banco não faz comentários. As acções somavam 45%, mantendo a recuperação.

Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 17 de Dezembro de 2015 às 14:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 58
  • ...
As acções do Banif estão suspensas de negociação. A CMVM quer informações sobre a empresa e o processo de venda em curso. 

"O conselho de administração informa que, ao abrigo do disposto no Artigo 214.º, n.º 1, al. a) do Código do Mercado de Valores Mobiliários, deliberou hoje suspender a negociação em mercado regulamentado dos valores mobiliários emitidos pelo BANIF – Banco Internacional do Funchal, S.A., até à prestação de informação relevante relativa ao processo de venda voluntária do mesmo", indica o comunicado da CMVM emitido esta quinta-feira. 

A determinação de suspensão por parte do regulador presidido por Carlos Tavares foi transmitida à Euronext, gestora da Bolsa de Lisboa, que assim o fez. A suspensão foi ditada pouco depois das 14h00.

As acções do Banif seguiam a ganhar 45,45% para 0,2 cêntimos, um avanço de 0,06 cêntimos face ao fecho de quarta-feira. Os títulos mantiveram esta sessão sempre uma tendência positiva. Esta subida segue os ganhos dos dois dias anteriores, depois da forte queda de segunda-feira. 

O banco encontra-se em processo de venda acelerada, procurando um comprador para a posição estatal de 60,5%, de forma a dar por concluída a investigação aprofundada da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, que averigua se a ajuda estatal recebida em 2012, de 1,1 mil milhões de euros, vai contra as regras concorrenciais comunitárias. Sem a venda, cujo processo está marcado até sexta-feira, a investigação continua, o que pode colocar o banco na necessidade de uma intervenção. 

Contactado, o banco não faz comentários. O regulador do mercado de capitais também remete para o comunicado, não prestando mais informações. 

O que diz o artigo referido pela CMVM

Artigo 214.º do Código de Valores Mobiliários
«Poderes da CMVM

1 - A CMVM pode:

a) Ordenar à entidade gestora de mercado regulamentado ou de sistema de negociação multilateral que proceda à suspensão de instrumentos financeiros da negociação, quando a situação do emitente implique que a negociação seja prejudicial para os interesses dos investidores ou, no caso de entidade gestora de mercado regulamentado, esta não o tenha feito em tempo oportuno»




(Notícia actualizada com mais informações pela última vez pelas 15h28)
Ver comentários
Saber mais Banif CMVM acções
Mais lidas
Outras Notícias