Bolsa CMVM está a analisar resultados do BES

CMVM está a analisar resultados do BES

O BES divulgou, esta quarta-feira, os resultados relativos a 2014. Uma informação que o regulador está a analisar no âmbito da suspensão da negociação das acções.
CMVM está a analisar resultados do BES
Pedro Elias/Negócios

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está "a analisar a informação ontem divulgada" pelo Banco Espírito Santo (BES), disse fonte do regulador quando questionada pelo Negócios se estes dados poderiam justificar uma decisão sobre o levantamento da suspensão das acções ou a sua exclusão definitiva.

O BES registou, em 2014, prejuízos de 9,19 mil milhões de euros, o que compara com as perdas de 462,5 milhões de euros obtidas um ano antes. Já o total do capital próprio a 31 de Dezembro de 2014 era negativo em 2,6 mil milhões de euros, contra um valor positivo de 5,70 mil milhões no final de 2013.


O banco sublinha que o balanço individual reportado a 4 de Agosto de 2014 [um dia após a aplicação pelo Banco de Portugal ao BES da medida de resolução] apenas pôde ser apresentado a 7 de Agosto de 2015 e que depois, e para a preparação das demonstrações financeiras reportadas a todo o exercício de 2014, "tornou-se ainda necessário acomodar e fazer reflectir as posteriores evoluções, não só decorrentes da actividade do BES mas também das alterações legislativas ocorridas e dos esclarecimentos e deliberações do Banco de Portugal durante o exercício de 2014 e mesmo posteriormente".


Em Agosto deste ano, depois de o BES anunciar que tinha um "buraco" financeiro de 2.400 milhões há um ano, aquando da resolução, o regulador liderado por Carlos Tavares (na foto) decidiu não levantar suspensão das acções até ser divulgada "informação relevante e segura", como é o caso da avaliação que está a cargo do Banco de Portugal e conduzida pela Deloitte, para determinar o que valeria o BES caso tivesse entrado em liquidação e não tivesse sido alvo de resolução.

 

Em causa estão as acções do BES e os seguintes títulos: BES PERPETUAL SERIE USD (código ISIN PTBEROOM0030); BES OBRIGACOES CX SUBORDINADAS 2011 (código ISIN PTBEQFOM0016); BES PERPETUAL (código ISIN PTBENBOM0021). 





pub

Marketing Automation certified by E-GOI