Bolsa Concorrente chinês da Uber prepara IPO em 2017

Concorrente chinês da Uber prepara IPO em 2017

Didi Chuxing. Este é o nome da empresa de transporte privado que faz furor na China e já garantiu um investimento da norte-americana Apple. E se continuar a ganhar à Uber no mercado chinês, o objectivo é a dispersão de capital na bolsa de Nova Iorque.
Concorrente chinês da Uber prepara IPO em 2017
André Tanque Jesus 16 de maio de 2016 às 09:56

A Didi Chuxing, empresa chinesa concorrente da Uber, está a preparar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla anglo-saxónica) em 2017. A informação é avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas da operação, explicando que o objectivo será cotar a empresa em Nova Iorque. A operação estará dependente da evolução da empresa face à Uber no mercado chinês.

Esta notícia surge depois de na sexta-feira, 13 de Maio, a Apple ter anunciado o investimento de mil milhões de dólares (cerca de 882 milhões de euros) na Didi Chuxing, no âmbito de uma ronda de financiamento. Um processo no qual, avançam ainda as fontes, a empresa chinesa liderada por Jean Liu (na foto) terá angariado um total de três mil milhões de dólares.

Graças a esta injecção de capital, a avaliação da empresa dispara para 26 mil milhões. Por isso, a avançar com o IPO, a Didi Chuxing poderá protagonizar a maior entrada em bolsa de uma empresa chinesa, desde a Alibaba no final de 2014. E esta empresa figura também, a par da Apple, entre os grandes financiadores da plataforma de transporte privado.

Actualmente, a Didi Chuxing é a empresa líder na China neste tipo de serviços, estando presente em mais de 400 cidades do país e contando com 14 milhões de condutores registados. Uma dimensão que a Uber tem tentado contrariar, tendo anunciado um investimento de mil milhões de dólares no mercado chinês.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI