Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrente chinês da Uber prepara IPO em 2017

Didi Chuxing. Este é o nome da empresa de transporte privado que faz furor na China e já garantiu um investimento da norte-americana Apple. E se continuar a ganhar à Uber no mercado chinês, o objectivo é a dispersão de capital na bolsa de Nova Iorque.

André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 16 de Maio de 2016 às 09:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Didi Chuxing, empresa chinesa concorrente da Uber, está a preparar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla anglo-saxónica) em 2017. A informação é avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas da operação, explicando que o objectivo será cotar a empresa em Nova Iorque. A operação estará dependente da evolução da empresa face à Uber no mercado chinês.

Esta notícia surge depois de na sexta-feira, 13 de Maio, a Apple ter anunciado o investimento de mil milhões de dólares (cerca de 882 milhões de euros) na Didi Chuxing, no âmbito de uma ronda de financiamento. Um processo no qual, avançam ainda as fontes, a empresa chinesa liderada por Jean Liu (na foto) terá angariado um total de três mil milhões de dólares.

Graças a esta injecção de capital, a avaliação da empresa dispara para 26 mil milhões. Por isso, a avançar com o IPO, a Didi Chuxing poderá protagonizar a maior entrada em bolsa de uma empresa chinesa, desde a Alibaba no final de 2014. E esta empresa figura também, a par da Apple, entre os grandes financiadores da plataforma de transporte privado.

Actualmente, a Didi Chuxing é a empresa líder na China neste tipo de serviços, estando presente em mais de 400 cidades do país e contando com 14 milhões de condutores registados. Uma dimensão que a Uber tem tentado contrariar, tendo anunciado um investimento de mil milhões de dólares no mercado chinês.

Ver comentários
Saber mais Didi Chuxing Uber plataforma de transporte privado China bolsa Nova Iorque mercados
Outras Notícias