Bolsa Direitos do BES disparam 7% e levam acções a elevar ganho da semana para 16%

Direitos do BES disparam 7% e levam acções a elevar ganho da semana para 16%

No quarto dia de negociação, os direitos de subscrição das novas acções do Banco Espírito Santo voltaram a evoluir em forte alta, sinalizando o interesse dos investidores no aumento de capital do banco.
Direitos do BES disparam 7% e levam acções a elevar ganho da semana para 16%
Bloomberg
Nuno Carregueiro 30 de maio de 2014 às 16:55

As acções do Banco Espírito Santo fecharam a ganhar 3,22% para 0,995 euros, voltando a ser impulsionadas pela evolução positiva dos direitos de subscrição, que ao quarto dia de negociação subiram pela terceira vez.

 

Estes títulos, que permitem aos investidores subscrever as novas acções do BES, fecharam a subir 7,2% para 13,4 cêntimos. Os direitos estão a ser transaccionados em bolsa desde terça-feira e apenas na sessão de ontem fecharam em terreno negativo. Nas duas primeiras sessões de negociação os direitos marcaram fortes ganhos, sinalizando o interesse dos investidores em participar no aumento de capital do banco liderado por Ricardo Salgado.

 

Na sessão de hoje chegaram a negociar nos 14 cêntimos, 54% acima do preço teórico de segunda-feira, véspera da negociação destes títulos.

 

Cada conjunto de 2,5 direitos permite a subscrição de uma nova acção do BES, além do pagamento de 0,65 euros. À cotação dos direitos corresponde um preço teórico das acções, pelo que a evolução em alta destes títulos tem um efeito positivo nas acções, que hoje subiram mais de 3%, elevando para 16,6% o ganho acumulado esta semana.

 

Nos primeiros três dias de negociação em bolsa, trocaram de mãos pouco mais de 500 milhões de direitos que permitem comprar as novas acções do BES. Na prática, só um em cada 10 destes títulos foi negociado no mercado, sendo que fora de bolsa já foram transaccionados quase mil milhões de direitos que pertenciam ao ESFG e ao Crédit Agricole. Na sessão de hoje foram movimentados mais 172 milhões de direitos.

 

A negociação dos direitos vai prolongar-se até terça-feira, sendo que o período de subscrição de novas acções no aumento de capital termina a 9 de Junho. Os resultados da operação são anunciados a 11 de Junho.    




pub

Marketing Automation certified by E-GOI