Research EDP Renováveis sobe mais de 1% após negócio de 550 milhões

EDP Renováveis sobe mais de 1% após negócio de 550 milhões

A empresa liderada por Manso Neto vendeu activos no valor de 550 milhões de euros, uma operação vista como "positiva" pelos analistas, que destacam o valor positivo do negócio.
EDP Renováveis sobe mais de 1% após negócio de 550 milhões
Rita Faria 20 de abril de 2016 às 10:17

As acções da EDP Renováveis estão a valorizar 1,07% para 6,733 euros, com os investidores a reagirem positivamente à operação de venda de activos anunciada na terça-feira pela empresa, que resulta num encaixe de 550 milhões de euros. Os títulos da companhia estão a valorizar pela sétima sessão consecutiva, período durante o qual acumulam uma valorização superior a 4%.

Depois do fecho da sessão desta terça-feira, a companhia liderada por João Manso Neto anunciou ter vendido, através da subsidiária EDP Renewables Europe, ao fundo Vortex, gerido pela EFG Hermes, uma participação de 49% do capital social e suprimentos relativos a um portefólio, detido na sua totalidade pela EDP Renováveis, de activos eólicos em Espanha, Portugal, Bélgica e França. Uma operação que os analistas consideram "positiva", visto que permitirá à empresa financiar oportunidades de crescimento futuras.


"É positivo na medida em que a EDP Renováveis continua a prosseguir a sua estratégia de vender participações minoritárias em activos operacionais para financiar oportunidades de crescimento futuras", destaca o Haitong, numa nota de análise. "A EDP Renováveis já tinha ultrapassado a sua anterior meta, em termos de rotação de activos, por isso saudamos esta operação, ainda mais porque o múltiplo implícito na transacção está acima dos valores vistos recentemente noutras transacções na Europa".

O Haitong, que recomenda "comprar" e atribui um preço-alvo de 7,8 euros às acções da EDP Renováveis, sublinha ainda que a conclusão desta estratégia é "muito importante" para a EDP, já que a empresa precisa de alcançar as suas metas de crescimento na área das energias renováveis mas, ao mesmo tempo, "desalavancar o balanço, o que significa que os níveis de investimento líquido na área das renováveis precisam de ser controlados".

Também o CaixaBI destaca o valor positivo da operação, que confirma a capacidade da companhia de fazer bons negócios.  

"Mais uma vez a EDP Renováveis demonstra capacidade para concretizar negócios que permitem a cristalização de valor e contribuem para a sua estratégia de autofinanciamento através da venda de participações minoritárias em parques eólicos a preços acima dos múltiplos de mercado", referem os especialistas numa nota de análise.

O CaixaBI atribui um preço-alvo de 7,70 euros às acções da Renováveis, o que tem implícito um potencial de valorização de 14,3% face à cotação actual. A recomendação é de "comprar". 

NotaA notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI